AnálisesDestaque

ECS Liva Q

O computador de bolso

Notas finais e conclusão

O ECS Liva Q segue a tradição da marca em ter computadores minúsculos. A redução de tamanho tem compromissos que são muito claros neste caso. A questão é, no final de duas semanas de utilizar este equipamento a impressão com que ficamos. No início sobrepõem-se a sensação de que é muito limitado, mas passado algum tempo começamos a ver os aspectos positivos. O primeiro é ter Windows 10 que nos permite utilizar como máquina de trabalho para situações leves como navegar na internet ou tarefas comuns em ambiente de escritório mas também como máquina com capacidades de mediacenter. Nesta última tem as vantagens das aplicações nativas para Windows mas também a necessidade de investigar as melhores aplicações para correr conteúdos mais exigentes.

Passada a questão da instalação dos updates do Windows com os problemas que relatamos e que mostramos como resolver, para muitos utilizadores a facilidade de ligar um disco externo e de utilização é bastante melhor do que em Android.

O Liva Q não é uma máquina para todas as tarefas e utilizadores. Mas acreditamos que pode ser a máquina ideal para algumas tarefas, para alguns utilizadores, graças à sua combinação de performance suficiente para tarefas de escritório e produtividade e capacidade de media center 4K, sem perder a versatilidade inerente a uma máquina Windows. Tudo num pacote incrivelmente compacto (durante esta análise foi diversas vezes transportado no bolso, literalmente) e de muito baixo consumo.

A versão testada tem um preço recomendado de 159€, um valor que nos parece bastante interessante, tendo em conta que é uma máquina completa e pronta a funcionar, já com uma licença de Windows 10 incluída.
É certo que existem sistemas android no mercado por menos de metade do preço com algumas das capacidades deste sistema, e quem procura apenas essas capacidades especificas provavelmente não terá necessidade de gastar mais dinheiro . Mas também é certo que não existe nenhum sistema android com todas as capacidades do Liva Q. No fundo tudo se resume às necessidades de cada utilizador. Para quem se reveja nalgum dos cenários descritos ao longo deste artigo e veja mais valias nas capacidades que só uma máquina Windows oferece, que cabe no bolso, este Liva Q é, sem dúvida, recomendado.

A ZWAME agradece à ECS a disponibilização do produto para análise.

 

 

Página anterior 1 2 3 4 5

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo