AnálisesDestaque

Gigabyte Nvidia GTX470 OC

Apresentada em Março 2010, eis que chega à ZWAME a primeira GTX470, FERMI ou GF100, como lhe queiram chamar, gentilmente cedida pela Gigabyte. Com alguma surpresa, esta placa chegou 6 meses mais tarde ao mercado do que era previsto, para uma indústria onde os grandes jogadores são geralmente em sintonia uns com os outros de alguma forma, este último ciclo foi nitidamente assíncrono para a Nvidia. Em Setembro de 2009, vimos a AMD/ATI lançar as suas ATI Radeon da Série 5000, e por consequência passar os seis meses seguintes como líder em desempenho e preço para este tipo de mercado de placas gráficas, enquanto a AMD vendia placas gráficas da série 5000 como pãezinhos quentes, da Nvidia só se ouvia falar em lançamentos no papel. A Nvidia, perdeu o último ciclo por alguns meses e esperemos que não demore muito tempo a recuperar, porque uma boa concorrência só beneficia o consumidor.

Muito do que se tem falado e escrito sobre a Nvidia nestes últimos tempos tem algo a ver com a TSMC, o fabricante dos chips usados pela AMD e NVIDIA. Por um lado, não conseguia fornecer à AMD chips suficientes para atender à procura da sua série 5000, deixando muitas pessoas decepcionadas, por não conseguir comprar a mais recente maravilha da AMD/ATI, ao mesmo tempo, ao limitar as capacidades de venda, o lucro que esta Empresa poderia ter tido com essas vendas ficou bastante à quem do esperado, tendo em conta que tinha uma vantagem clara sobre a NVIDIA como nunca teve, e ao mesmo tempo a capacidade de controlar os preços.

A NVIDIA entretanto, teve que lidar com o facto de que estava a tentar produzir um chip demasiado grande para um processo de baixo rendimento, uma combinação que fazia adivinhar desastre, uma vez que o tamanho é o inimigo de alto rendimento. Muito se tem falado sobre a relação energia/calor já que muitas vezes caminham lado a lado com as questões de rendimento, com um core com 500mm2 no processo de 40nm, a GTX 470 é uma placa gráfica quente.

O TDP para a GTX 470 é de 215W em “Full Load”, enquanto que em “Idle” é de apenas 33W comparando com a HD5870 que é a concorrente mais directa e tem um TDP de 188W em “Full Load”, e de 27W em “Idle”.

1 2 3 4 5 6Página seguinte
Etiquetas

Artigos Relacionados

Close