AnálisesDestaque

AMD Ryzen 5 2400G

... com gráficos Radeon Vega integrados.

Benchmarks

CineBench R15

No CineBench é interessante verificar que o 2400G não fica longe do 6700K, o CPU da Intel mais directamente comparável (4 núcleos, 8 threads), ficando até ao mesmo nível quando com clocks semelhantes. A executar uma só thread, este CPU superioriza-se ligeiramente aos seus irmãos, muito provavelmente devido à frequência de origem superior. Naturalmente, o overclock aumenta ainda mais essa vantagem.
Já no teste de OpenGL este CPU ficou bastante aquém dos restantes elementos Ryzen. É possível que este teste se apoie muito na largura de banda disponível, algo que seria um pouco mitigado pela maior cache dos modelos 1600 e 1700.
A grande melhoria do resultado com overclock, que também usa memórias bem mais rápidas, parece suportar esta teoria.

Luxmark 3.0

Mais um teste de rendering que usa todas as threads disponíveis. Aqui o 2400G torna a dar boa conta de si, particularmente com overclock, não ficando muito longe dos 6-core 8600K e Ryzen 5 1600.

Browser

Estes testes avaliam o desempenho dos CPUs em tarefas de web browsing, testando o desempenho a executar javascript e html5, entre outros. Em geral, estes testes tiram partido do desempenho de threads individuais, e devido a isso esperávamos que o 2400G, munido de frequências superiores, se superioriza-se um pouco aos restantes CPUs Ryzen. Na prática, no entanto, produziu resultados semelhantes a estes.

7-Zip

Os CPUs Ryzen parecem ter grande afinidade com tarefas de descompressão de ficheiros e este 2400G não é excepção. Por outro lado, revela alguma dificuldade com a compressão, com o overclock a dar uma boa ajuda, nesse aspecto. Estranhamente, a descompressão quase não beneficia das frequências superiores, indicando que o factor limitante será outro.

x265

Na codificação de vídeo em HEVC o 2400G conseguiu resultados ao nível do i7 6700, no que consideramos um excelente resultado.

PCMark 7

No PCMark 7, uma suite já algo antiga, esperávamos que a frequência superior deste CPU lhe desse alguma vantagem em relação aos seus irmão de maior número de núcleos, mas na realidade a tendência foi para ficar um pouco para trás, necessitando de overclock para recuperar terreno.

PCMark 8

No PCMark 8 a tendência não foi muito diferente. Os resultados estão em linha com os restantes elementos da família, ficando ligeiramente abaixo na frequência stock e ligeiramente acima com overclock.

PCMark 10

Na mais recente versão 10 encontramos resultados mais interessantes.
Em produtividade, tarefas eminentemente single-threaded, a frequência permite a este 2400G distanciar-se do octa-core 1700, quase chegando ao i5 8600K, com overclock. No teste de criação de conteúdo, com mais afinidade para múltiplas threads, o 2400G não consegue igualar os CPUs de 6 e 8 núcleos. No teste de essenciais, que representa uma situação intermédia, com uma mistura de várias tarefas do dia e dia, os resultados foram bastante semelhantes, reflectindo esse meio termo.

3DMark

Como sempre, os resultados gráficos não variam muito com os CPU, excepção feita ao teste mais básico Ice Storm, onde se atingem várias centenas de FPS e o factor limitativo passa para o CPU.
Os resultados de Física, nos testes representativos de jogos mais recentes é dado um grande peso à capacidade multi-threading, não sendo de estranhar, por isso, que este CPU, dotado de SMT, bata facilmente o i5 6400, ficando aquém dos restantes elementos em teste.

Jogos

Como é hábito, corremos os jogos a 1080p, com detalhes médios/normais e sem qualquer filtro de AA, de modo a que o CPU seja o factor limitante, e não a nossa GTX 960.

Rise of the Tomb Raider

Neste jogo o 2400G porta-se ao nível dos restantes CPUs, no que a FPs médios diz respeito. Os FPS mínimos, no entanto, dizem que por vezes tropeça um pouco, mais até que os restantes membros da família. Felizmente, o overclock resolve o problema.

GRID Autosport

No GRID Autosport a performance fica entre os seus dois irmãos, tanto em média como nos FPS mínimos. Aqui o overclock permite um ganho apreciável de FPS.

GTA V

Aqui, o 2400G fica um pouco aquém do que 6700K e 8600K conseguem fazer, igualando a performance dos restantes. Já nos FPS mínimos não fica a dever performance a nenhum dos outros CPUs em testes.

No que toca à performance do CPU, o 2400G não foge do que se esperaria de um Ryzen quad-core com SMT, apresentando performance sólida em todos os quadrantes, dentro do que é razoável pedir a um CPU com estas características.
A performance com overclock deixa antever alguns bons ganhos para revisão da gama Ryzen de múltiplos núcleos, que também será fabricada nestes 14nm+, particularmente se o suporte a memória rápida for mantido nesses CPUs.

Página anterior 1 2 3 4 5 6Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo