AnálisesArtigosDestaque

Teste de performance: B350 Vs. X470

Novo contra antigo: a batalha dos chipsets para Ryzen.

Precision Boost Overdrive

No lançamento da 2ª geração Ryzen já falamos da tecnologia Precision Boost 2.0, a tecnologia de gestão da AMD que permite aos CPUs ajustar dinamicamente a sua frequência de acordo com a carga de trabalho, número e tipo de threads,  e os limites térmicos e energéticos globais do CPU.
O Precision Boost Overdrive permite aos CPUs ir além dos limites de frequência pré-definidos, desde que haja margem térmica e o sistema de alimentação da motherboard esteja à altura do serviço.
Esta tecnologia só está disponível com os modelos “X” de segunda geração, por enquanto o hexa-core 2600X e o octa-core 2700X.

Para tirar partido desta tecnologia, os utilizadores deverão certificar-se que esta se encontra activa na BIOS.

Na nossa Gigabyte X470 Aorus Gaming 7 WiFi a tecnologia não se encontra com os restantes controlos de frequência.

Aqui apenas encontramos um “Core Performance Boost”.

É necessário ir até ao separador “Peripherals” e entrar em “AMD CBS”, primeiro, e nas “NBIO Common Options”, depois, para encontrar todas as opções referentes a esta característica.

Mas antes, somos avisados dos perigos de alterar estas configurações.

Por defeito, a tecnologia vem em “Auto”.

Apenas alteramos para “Enable” para garantir que a tecnologia se encontrava activa durante os testes e deixamos todas as restantes opções no automático.


A motherboard permite, no entanto, alargar os limites térmicos e de potência do circuito de alimentação, bem como, nas opções de escalonamento, aumentar os limites para os picos de voltagem e alargar os intervalos de tempo em que estes são aplicados.

Ficamos com a impressão de estar a olhar para o futuro do “overclock”, aqui.

Entre o excelente circuito de VRMs de 10+2 fases da X470 Aorus Gaming 7, munido de um verdadeiro dissipador de alumínio e alimentado por 8 + 4 pinos de 12V, e o Noctua NH-D15S a arrefecer o CPU, estão reunidas todas as condições para o Precision Boost Overdrive se manifestar.

Página anterior 1 2 3 4 5Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo