Introdução No dia 10 de Novembro, a Gigabyte, empresa líder no mercado de produtos informáticos, lançou a sua última placa gráfica da série 400, a Nvidia GT 430 OC 1Gb DDR3 Low Profile. Esta placa gráfica destina-se ao mercado de entrada de gama principalmente, mas tem como alvo os HTPC. A minha primeira reação a esta placa, devo de dizer que não foi muito positiva, uma placa de baixo perfil com duas ventoinhas, e overclock de fábrica, para ser sincero duvidei um pouco, mas as minhas dúvidas eram infundadas. As ventoinhas não se ouvem e a performance é bastante aceitável tendo em conta a placa que é, mesmo o Overclock é bastante bom. É placa para se jogar alguns jogos DX11, mas como seria de esperar, não muito bem, digamos que a baixas resoluções 1360x768, porta-se bem com quase tudo no máximo, a partir de 1680x1050 temos que reduzir bastante os settings. Assim, para gamers, não é na realidade a placa indicada, no entanto, para aplicações multimédia, como ver filmes, manipulação básica de fotografia e Internet, Office e os habituais programas de escritório, ofereceu um desempenho bastante bom. Mas temos que nos lembrar que a, Gigabyte GT 430 OC é destinada ao mercado de entrada de gama. Os principais pontos positivos da Gigabyte GT 430 OC, é a inclusão de todas as tecnologias 3D/graphic da Nvidia, suporta CUDA, DX11, OpenGL 4.0, PhysX, 3D Vision da Nvidia, bem como aceleração de hardware, descodificação de vídeo HD, no entanto, não suporta SLI mas também não é de esperar neste segmento. Especificações Fotos A GIGABYTE GT430 OC LowProfile põem ao nosso dispor uma gama de portas que consiste em, 1 HDMI, 1 DVI e um 1 RGB. Benchmarks Hardware Utilizado Motherboard: MSI P55A - Fuzion Placa Gráfica: Gigabyte GT430 OC LowProfile (1Gb DDR3) CPU: Core i5 750 Disco Rígido: OCZ Vertex 120Gb Memórias: G.Skill F3-16000CL9-6gbTD DDR3 2000 Fonte de alimentação: Gigabyte ODIN 1200Pro Caixa: Gigabyte 3DMars Cooler: Noctua NH-U12P Nota: O Sistema Operativo utilizado foi Windows 7 64 cortesia da Microsoft. O máximo OC estável 24/7 que conseguimos foi: Core: 800 MHz Memórias: 1000MHz Shaders: 1600MHz AF & AA: Disabled by game's cfg TEXTURE QUALITY: Gamer OBJECTS QUALITY: Gamer SHADOWS QUALITY: Gamer PHYSICS QUALITY: Gamer SHADERS QUALITY: Gamer VOLUMETRIC EFFECTS: Gamer GAME EFFECTS QUALITY: Gamer POSTPROCESSING QUALITY: Gamer PARTICLES QUALITY: Gamer WATER QUALITY: Gamer MOTION BLUR: Gamer AF & AA: Disabled by game's cfg FIRE: Very High PHYSICS: Very High REAL TREES: Very High OVERALL QUALITY: Very High VEGETATION: Very High SHADING: Very High TERRAIN: Very High GEOMETRY: Very High POST FX: High TEXTURE: Very High SHADOW: Very High AMBIENT: High HDR: Yes BLOOM: Yes FIXED TIME STEP: Yes DISABLE ARTIFICIAL INTELLIGENCE: Yes FULL SCREEN: Yes Preset: Extreme Renderer: Enhance full Dynamic lighting (DX11) MSAA: 4x MSAA for A-tested objects: Off Enable Tesselation: Yes Contact Hardening Shadows: Yes Graphics detail level: high Shadows enabled: yes Particles enabled: yes Wind: yes Crowd enabled: yes Tessellation: yes Cloth enabled: yes Triilinear: yes Skidmarks enabled: yes Dynamic_ambient occ enabled: yes Night lighting volumes: yes Shadows: yes Physics Environmental Damage: yes Binary: Windows 32bit Visual C++ 1500 Release May 26 2009 Operating system: Windows 7 64bit CPU model: Intel(R) Core(TM) i7 CPU 920 @ 2.67GHz CPU flags: 2673MHz MMX SSE SSE2 SSE3 SSSE3 SSE41 SSE42 HTT GPU model: ATI Radeon HD 5900 Series 8.01.01.984 1024Mb SettingsRender: direct3d10.1 Mode: 4xAA fullscreen Shaders: high Textures: high Filter: trilinear Anisotropy: 4x Occlusion: disabled Reflection: enabled Refraction: enabled Volumetric: enabled HardwareBinary: Windows 32bit Visual C++ 1500 Release Oct 22 2009 Operating system: Windows 7 64bit CPU model: Intel(R) Core(TM) i5 CPU 750 @ 2.67GHz CPU flags: 2673MHz MMX SSE SSE2 SSE3 SSSE3 SSE41 SSE42 HTT GPU model: ATI Radeon HD 5900 Series 8.01.01.984 1024Mb SettingsRender: Direct3d11 Mode: 4xAA fullscreen Shaders: high Textures: high Filter: trilinear Anisotropy: 4x Occlusion: enabled Refraction: enabled Volumetric: enabled Texture Quality: Very High Shadow Quality: High Anistropic Filtering: 16 Screen Space Ambient Occlusion: yes DX11 Tessellation: Enable DX11 Advanced shadow sampling: Enable DX11 Full Screen Anti-Aliasing Sample Count: 2xAA FutureMark Temperaturas/Consumos Testámos as temperaturas e os consumos correndo o OCCT durante cerca de 30 minutos para cada um dos resultados de Load, com as ventoinhas em modo Auto. Fizemos a medição dos consumos através de um medidor digital na tomada onde se liga o PC e a medição das temperaturas foi efectuada através do MSI Afterburner. Nestes dois aspectos, acho a placa excelente. Na parte energética, tem uns consumos muito baixos, já nas temperaturas, uma conjugação entre a nova tecnologia de ponta da Gigabyte e as baixas temperaturas deste chip deixou-nos bastante agradados com os valores registados. Notas Adicionais e Conclusão Para todos os testes usámos como drivers, os Nvidia 260.99. Como disse na introdução, não tinha grande espectativa acerca desta placa, mas o comportamento da gráfica foi muito bom, tendo em conta que é uma gráfica com um preço de cerca de €75. Não dá para jogar quase jogo nenhum em altas resoluções, mas também não é esse o mercado a atingir, podemos no entanto observar que podem ser jogados alguns jogos em baixas resoluções e com os settings em médio.. Para os gráficos que apresentamos, os settings usados para cada jogo podem ser vistos antes do gráfico. No que diz respeito ao overcloking, achamos que foi bom se pensarmos que é uma placa com OC de fábrica. Tendo em conta que com uma temperatura ambiente de cerca de 25ºC, conseguimos cerca de 800MHz no Core, 1000MHz nas memórias e 1600MHz nos Shaders, o que representa um Overclock de 70MHz, 100MHz e 140MHz respectivamente, aumentando os FPS e os valores em todos os testes efectuados. O cooler, fruto da Tecnologia da Gigabyte conhecida por DUAL FAN Inclined que consiste em duas ventoinhas inclinadas que duplica a capacidade de refrigeração e permite um ambiente silencioso. Esta tecnologia permite minimizar a turbulência do fluxo de ar, reduzindo o ruído de funcionamento nos que permite usar programas multimedia sem problemas de ruídos externos. A assistir a um filme, não se consegue ouvir mesmo a 100%. A Gigabyte GT430 OC LowProfile (1Gb DDR3) é uma placa bastante boa para quem pensa montar um HTPC ou um desktop com uma boa performance para trabalho de escritório, com um público alvo que pretenda uma gráfica de baixo custo e boa performance. Destaco pela Positiva: Qualidade de construção. Bom Overclock. A relação Qualidade/Preço. O sistema de arrefecimento bastante bom. Consumo. Aspectos a melhorar: Nada a assinalar Agradecimento A ZWAME agradece à GIGABYTE pela disponibilidade do material para teste. Copyright © Zwame, Lda 2010. Reprodução proibida sem autorização prévia. Autor: Vítor Antunes