AnálisesDestaque

Elgato Key Light

A iluminação que os teus vídeos precisam

Setups

Fomos ao baú das recordações e este é um setup que usamos à vários anos composto por 5 lâmpadas cada de 38W em cada uma das soft box com os suportes até ao chão. O volume ocupado obrigava a que ficassem bastante recuadas mesmo para este caso em que se pretendia iluminar uns auscultadores. Quanto maior a distância da fonte de luz ao objeto iluminado maior a quantidade de luz necessária e aqui a câmara também tem influência e a evolução para a câmara atual também é significativa.

Aqui podem ver a enorme diferença em termos de espaço. Não é percetível mas trata-se de um tampo de madeira em cima de um pequeno móvel. As Key Light permitem facilmente ser ajustadas. Como curiosidade referir que uma das pernas do tripé está no chão e as outras no próprio tampo. A imagem vídeo terá que ser rodada 180º mas isso é algo que podem fazer em qualquer editor de vídeo.

Mudar de vídeo para fotografia é como podem ver muito simples. Uma cartolina ou um vinil, ajuste das Key Light e está feito. Na imagem aquele reflexo nas laterais é por ser um vinil e devido ao ângulo da foto mas é simples de evitar.

Exemplo de uma foto sem processamento, exceto recorte e redução da resolução para partilhar aqui com o setup acima.

Algo que passa a ser mais simples de podermos fazer em futuras análises. Já tínhamos feito a análise a este equipamento e aqui fizemos um breve unboxing que na altura da análise nos foi impossível realizar por não termos o equipamento certo. Ainda temos muito que aprender na área do vídeo, mas é um processo.

Consumo

O consumo energético é uma excelente surpresa. Apesar das especificações do produto indicar até 45W no nosso medidor de consumo o valor registado foi de 31,92W ficando bastante longe do máximo anunciado.

Notas finais e Conclusão

A primeira ideia que me ocorre para descrever todo o processo é simplificação de todo o processo de iluminação. Ao longo dos anos fui adquirindo vários sistemas incluindo LED que acabaram sempre por consumir mais, ocupar mais espaço, e invariavelmente serem cada vez menos usados porque não tendo um espaço para ficarem sempre montados e prontos a usar acabavam por ser uma dor de cabeça. O Elgato Key Light com o suporte que se fixa no tampo da mesa resolve o problema de ocupar muito menos espaço, não tropeçarmos nele, é mais simples de ajustar ao objeto que queremos iluminar. Mesmo para fotografar, acaba por ser uma excelente solução com luz contínua em vez de utilizar flash.

Quando analiso algum produto coloco-me sempre na posição de encontrar falhas para as poder transmitir e facilitar a escolha dos potenciais compradores mas aqui é difícil. Claro que podemos discutir que todos os componentes podiam ser em metal, mas isso aumentava peso e custo de forma desnecessária. Basta ter os cuidados mínimos a manipular o suporte e o LED para não ter qualquer problema. O número de ajustes são suficientes podendo sempre pensar em ter a altura mínima um pouco mais reduzida para iluminar mais junto à mesa ou o suporte inclinar além do ponto de fixação do LED ao suporte mas são tudo pormenores. Para utilização atrás do monitor para streaming o suporte é perfeito como está.

Além da ligação por WiFi eliminar mais um cabo de ligação aumenta a flexibilidade ao poder ser controlado pelo PC/Mac, Stream Deck ou aplicação via smartphone pelo menos no caso de terem um iPhone.

O preço à data da publicação de cerca de 200€ não é muito convidativo e no nosso caso o mesmo subiu ao dobro já que tivemos duas unidades à disposição e aumenta em muito a vantagem do sistema bem como a sua versatilidade.

Este é mais um produto muito bem pensado pela elgato e que leva o nosso recomendado.

Página anterior 1 2 3 4
Botão Voltar ao Topo