AnálisesDestaque

Biostar Racing X570GT

Conclusão

Esta parece-nos uma motherboard a sofrer de uma crise de identidade. Por um lado apresenta I/O e um VRM típicos de motherboards de entrada, orientadas a PCs de escritório usados com CPUs de baixa gama e consumo. Por outro possuí um design mais cuidado e até bastante agradável, dentro de uma linha mais sóbria, e oferece suporte a coisas como iluminação LED, ambas características que sugerem um público alvo mais entusiasta/gamer. Por fim, faz uso de um chipset de topo, que encarece bastante a motherboard, e nem sequer aproveita todo o seu potencial, não dando qualquer uso às linhas PCIe 4.0 que este disponibiliza, nem para slots de expansão, ou sequer para uma, porventura mais útil, segunda slot M.2.
Aliando a tudo isto o preço de cerca de 130€ e ficamos com uma motherboard em “terra de ninguém”, demasiado cara para PCs de escritório e com demasiadas lacunas, algumas graves, para o público mais entusiasta, especialmente face ao que motherboards até mais baratas oferecem.
Tomemos como exemplo a oferta da própria Biostar, que tem na Racing B450GT3 uma motherboard também mATX, com suporte a todos os CPUs que esta X570GT suporta, melhor I/O, melhor audio, dissipador no VRM, RGB integrado e disponível por apenas 90€. Torna, só por si, esta X570GT muito difícil de recomendar.
Pensamos que a Biostar desperdiçou aqui uma oportunidade de agarrar um nicho do mercado. Bastaria um I/O um pouco mais rico, uns conectores para ventoinhas extra e um VRM mais capaz (e com dissipadores, Biostar, se faz favor!) para poder ser a resposta a muitos entusiastas que procuram uma X570 um pouco mais compacta.
Assim, apenas nos parece opção para quem necessita absolutamente de alguma capacidade PCIe 4.0 a baixo custo, visto esta ser, ainda assim, a motherboard X570 mais barata do mercado, e não tenciona usar CPUs muito potentes ou fazer overclock (e até neste nicho deverá, em breve, ter a concorrência de motherboards B550). Mas para a maioria dos utilizadores, parecem-nos existirem melhores opções, como demonstrado dois parágrafos acima.

A ZWAME agradece à Biostar a disponibilização do artigo para análise.

Página anterior 1 2 3 4 5

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo