AnálisesDestaque

Mini PC Beelink GT-R com AMD Ryzen 5 3550H

Interior

Acedendo ao interior, a primeira coisa que conseguimos ver é a Tampa do fundo do computador que se retira. Mais uma vez é interessante ver o cuidado de colocar uma nota, para avisar o utilizador, para ter cuidado ao aceder aos diversos componentes, para não danificar nada.

Logo a seguir, temos acesso ao disco rígido de 1 TB Western Digital Blue de 2,5 polegadas. Consegue-se ver conectores na parte de cima e, menos visível, na parte de baixo do disco.

O mais curioso é o lado direito, onde podemos ver uma pequena “tampa de metal”, com um aviso de possíveis temperaturas altas ao tocar nele.

Tirando o disco rígido de 2.5 polegadas, sai toda a tampa.

O aviso naquela tampa tem uma razão. Por baixo da tampa encontram-se 1 SSD M.2 NVMe de 512 GB e um slot não ocupado para outro SSD M.2 SATA. Cada um deles tem um dissipador que transfere o calor para esta tampa de metal.

Também se encontram, por baixo, os dois slots SO-DIMM com 2 SO-DIMMs.

Aqui podemos ver a tampa totalmente desmontadas, com as indicações de cada componente.

Depois de retirada, por baixo do disco, ficam dois slots M.2, sendo que um está ocupado por um SSD NVMe de 512 GB.

Do lado contrário encontram-se dois slots SO-DIMM ocupados por dois módulos de 8 GB DDR4 2400 Mhz cada, fazendo assim o total de 16 GB de RAM totais.

Retirando os módulos de RAM e o SSD M.2, podemos ver o PCB da motherboard do computador. O processador encontra-se na parte central, soldado, mas com o chip virado para a parte contrária.

Aqui podemos ver que é possível mudar e alterar a parte da memória RAM e de armazenamento, onde, apesar do espaço, pode conter 3 dispositivos de armazenamento interno.

No canto superior direito também temos um pequeno módulo. Está é o módulo Wireless com suporte Wi-Fi6 e é um dos melhores chips de Wireless no mercado. Infelizmente é a versão soldada e por isso, não dará para trocar no futuro.

Nesta imagem temos o interior desmontado, no canto superior esquerdo temos um dos lados da board, por cima, as duas ventoinhas que fazem arrefecimento ativo ao computador, do seu lado direito, os heatpipes que dissipam e transferem o calor e abaixo, a placa que também faz de dissipador à RAM e ao armazenamento M.2.

Aqui tenho que fazer uma nota importante em relação à parte de cooling. Com este Mini PC em Full Load, a progressão da velocidade das ventoinhas é demasiado repentina. Isto é, ele passa de uma velocidade baixa para uma velocidade alta, de uma forma muito rápida e torna o uso deste computador em uso intensivo algo bastante incomodo a nível de barulho.
Tivemos acesso à BIOS original, com a versão 004 e a uma versão mais recente, com a versão 006 e apesar da BIOS ter muitas opções, não encontramos opções para alterar opções das ventoinhas.

Aqui temos a mesma imagem, mas vendo o outro lado da motherboard e dos heatpipes.

O mais interessante nesta imagem é a motherboard, onde podemos ver o Ryzen 5 3550H, no centro da motherboard. Fora isso, temos apenas a pilha do RTC (Real Time Clock) do computador.

Podemos ver aqui ao detalhe o SSD M.2 NVMe de 512 GB que vem com o computador. Ele é constituído por 4 chips NAND TLC produzidos pela Toshiba, não tem nenhum chip DRAM para cache e por uma controladora SMI 2263XT. Esta controladora é uma controladora baixo de gama da Silicon Motion, que não suporta Cache DRAM, só suporta 4 canais e apenas a 667 MT/s. Também interessante é que é um SSD que não tem marca. É constituído por componentes de marca, mas o SSD em si, não tem marca.

A imagem de um dos módulos SO-DIMM DDR4 de 8 GB. Este SO-DIMM suportar 2666 Mhz, mas o computador vem configurado a 2400 Mhz. Overclocking de memória é possível na BIOS.
Os módulos de RAM são produzidos pela Micron e são bastante recentes. Foram produzidos na 25ª semana do ano de 2020.
A marca dos módulos é de uma marca Chinesa com o nome de “Hoodisk Electronics”.

Consumo

Infelizmente, na altura em que fiz esta análise, não tinha comigo o meu medidor de consumo e por isso não consigo apresentar valores certos.

O chip tem um TDP de 35 W e pode levar 2 módulos de RAM, 2 M.2 e 1 disco 2.5 polegadas. Em Full Load, penso que raramente passe dos 50 W e nunca deverá passar dos 55 W. No entanto, alterando o cTDP e fazendo overclocking da memória RAM, este valor pode subir.
Sem o medidor de consumo, não consigo prever o consumo em idle e isso seria interessante. Pelo que vejo de outros dispositivos com o mesmo processador, se não tiver problemas, o valor deve estar um pouco abaixo dos 10 W.

Estes valores levam-nos a outro ponto. O transformador. Nas marcações, ele tem 19 V e 3 A. Sendo DC, consegue-se saber que ele tem um rating máximo de 57 W (19 x 3 = 57). Nas próprias especificações, na caixa externa, fala em 57 W para o transformador. No entanto, a marcação no transformador tem 51 W. Eu penso que isto é um erro de marcação.
O valor de 57 W parece-me muito próximo do valor máximo de consumo deste Mini PC. Penso que teria sido melhor ter colocado um transformador mais potente.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo