AnálisesDestaque

Mini PC Beelink GT-R com AMD Ryzen 5 3550H

Software

BIOS

A BIOS é bastante interessante em vários aspetos.

O interface é o tradicional interface de texto, que não é o mais bonito, mas é o mais usável. Apesar deste interface, a BIOS é UEFI, como a maior parte dos PCs modernos.
Como iremos ver, o número de opções é enorme, incluindo muitas opções que não são nada comuns e até opções de Debug. Por outro lado, não inclui a opção de controlo das ventoinhas.

Este é o menu principal e de entrada. À primeira vista não há nada de muito diferente do comum.

Quando se acede ao menu “Advanced” é que temos noção da enorme quantidade de opções que a BIOS tem. Neste ponto, não estou a exagerar. Cada item tem múltiplos sub menus com muitas opções. Não me lembro de ver outro computador com tantas opções de BIOS. É muito moroso ver todas as opções.

Nos restantes menus, as opções principais, as opções são mais comuns, mas as mesmo aqui, as opções de cada item são bastantes.

Por exemplo, no menu comum “Chipset – South Bridge” tem muitas opções de Debug. Opções avançadas e de Debug, estão presentes em todos os lados da BIOS.

Neste ecrã podemos ver que é possível alterar todo o tipo de parâmetros a nível de overclock da memória RAM.

Também temos acesso a um menu onde é possível alterar o cTDP deste processador, dos 12 W até aos 54 W. O valor por defeito é de 35 W.

Esta opção não altera os valores mínimos e máximos de velocidade do chip, mas altera em muito a possibilidade e tempo do uso do Turbo, desde que o cooling consiga dissipar o calor produzido quando os valores são superiores a 35 W.

Também é possível alterar algumas voltagens, em diversos sítios da BIOS.

Por último, de notar que a BIOS é baseada na versão 1.0.0.7 do AGESA da AMD, uma versão bastante recente.

Windows 10 Professional

Este Mini PC vem com o Windows 10 Pro numa pen de 16 GB. Na instalação verifiquei que ele suporta o Windows em 8 idiomas, mas não inclui Português. A versão não é a mais recente 2004, mas sim a anterior 1909. Dado que a versão 2004 é muito recente e versão 1909 está mais testada, é uma opção bastante compreensível. Depois de efetuada a instalação do Windows, não tive qualquer problema em fazer o upgrade para a versão 2004, como é possível ver nesta imagem. Além disso, é de referir que a imagem do Windows inclui todos os drivers deste computador e não é preciso instalar nada “à mão”.

A instalação do Windows 10 faz sentido que fique no SSD M.2 NVMe incluído, mas é interessante como o disco rígido de 1 TB está particionado. Metade é para dados e a outra metade tem armazenados a imagem do Windows e os drivers.

Como a imagem do Windows e os drivers, só ocupam 13 GB, a partição dos drivers fica com 430 GB livres, que seriam muito mais úteis na partição de dados.
Isto não é muito difícil de alterar no gestor de discos do próprio Windows, mas é uma escolha um pouco estranha.

Como já escrito, no fim da instalação, todos os dispositivos têm os drivers instalados. Pelo que pude ver, os drivers de quase todos os dispositivos são bastante recentes, com exceção dos drivers da gráfica integrada, que era do meio de 2019. É verdade que os drivers das gráficas são atualizadas com muita frequência, mas esta versão poderia ser mais recente.
Atualizei os drivers para a versão mais recente sem qualquer problema.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo