AnálisesDestaque

Mini PC Beelink GT-R com AMD Ryzen 5 3550H

Testes

Benchmarks Sistema

Processador

Avançando para os benchmarks de sistema, vamos começar com as três últimas versões do Cinebench a testar o processador em single e multi core. De referir que este processador Ryzen 5 3550H é um processador mobile, mas com um TDP de 35 W e com 4 cores e 8 threads.
A principal conclusão que vejo é que ele é bastante poderoso para um Mini PC, num trabalho tão pesado. Em single core está mais perto de outros processadores de portáteis, mas em multi core, com os seus 4 cores e clock mais elevado, chega a ter performance igual a alguns processadores de desktop de entrada de gama.
De referir que a Gigabyte X470 Gaming 7 que está nos gráficos, está com um AMD Ryzen 7 2700X, que é um processador de um segmento mais elevado em Desktop.

No Geekbench 3 temos um cenário parecido onde este processador mobile, com apenas 35 W de TDP, fica bastante perto do Intel i7 4790K, que foi um processador topo de gama no mercado desktop.

O Luxmark é um benchmark OpenCL, no entanto, a AMD desde há algum tempo que não suportar OpenCL a correr no processador, por isso é que não foi possível correr o Luxmark 2. No entanto, o Luxmark 3.0 suporta correr aquele benchmark compilado a partir de C++. Aqui vemos que não fica longe do AMD 2400G, um APU desktop de 65 W de TDP, da geração anterior da AMD.

No PCMark 7, ele volta a ficar perto de processadores desktop. Olhando, por exemplo, para a comparação com o AMD 2400G, ele até consegue ser melhor em produtividade e só perder nos workloads de entretenimento.

No PCMark 8, uma versão mais recente deste benchmark, ele já não fica tão perto de processadores de desktop. Por exemplo, perde sempre para o 2400G. Dito isto, a performance dele é muito boa para um Mini PC, comparando com o ECS Liva Z Plus ou o Shuttle NC03U.

O PCMark 10, a versão mais recente do PCMark, tem resultados muito interessantes. Nos testes de trabalhos mais essenciais e de produtividade, ele tem o melhor resultado ou perto do melhor resultado. Penso que isto se deve a ter uma arquitetura mais recente que muitos dos outros processadores e porque estes trabalhos não costumam demorar muito tempo, sendo assim menos prejudicado por ter que baixar a velocidade de frequência, por causa do TDP e arrefecimento.
Já na categoria de criação de conteúdo digital, algo mais pesado, já fica atrás do 2400G que tem quase o dobro do TDP.

O WPrime é um benchmark que calcula números primos e usa apenas vírgula flutuante nos cálculos. É um benchmark teórico e mais complicado em processador limitados a nível de energia. Em relação a outros Mini PCs, ele tem uma performance muito melhor, mesmo com processadores com maior TDP, como no caso do Shuttle DH110SE.
Fica algo longe 4790K, mas isso é esperado neste benchmark.

O y-cruncher calcula também números primos, como o Wprime, mas é muito mais recente e com mais opções. Aquele Corsair Vengeance 2400 Mhz estava num computador com um Intel Pentium G4560 e o 3550H neste Beelink ganha com uma enorme vantagem. A principal vantagem do 3550H é que suporta AVX e AVX2, enquanto o Pentium G4560 não suporta nenhuma das versões de AVX, apesar de terem sido criadas pela Intel.

O 7-Zip é uma aplicação de compressão e descompressão de arquivos, algo muito comum no dia a dia da maior parte dos utilizadores. Em compressão o resultado deste Mini PC é bom, mas esperado. Em descompressão ele tem um resultado menos esperado e é mesmo muito bom comparado com processadores menos limitados a nível de energia.

O WinRAR é outro programa de compressão e descompressão de arquivos, mas aqui comparo-o com um Intel Core i7 6700K que foi um processador topo de gama da Intel há não pouco tempo e aqui vemos que este Beelink fica pela metade da performance. Apesar desta diferença, para um Mini PC, ficar a esta distância, até é um resultado bom. Grande parte dos Mini PCs no mercado ficará mais distante.

O Blender é um programa para criação de conteúdo 3D e por isso, é um trabalho muito pesado para um PC pequeno. Fica algo distante de processadores de topo desktop, como esperado, mas consegue bater facilmente um Core i5 6400, que não é um processador desktop mau.

Nesta secção, temos diversos benchmarks dentro do Browser, algo muito comum e usado nos dias de hoje e ele tem excelentes resultados. Penso que isto se deve a não ser um workload continuo e ser menos exigente.

Temos aqui 2 benchmarks de enconding de vídeo, um com o codec h264 e outro com h265, provavelmente, os codecs mais usados nos dias de hoje. O Beelink não chega a igualar os resultados de processadores desktop, mas não fica longe. Ao mesmo tempo, é muito melhor que outros processadores em Mini PCs.

Memória

Nesta parte, temos três benchmarks de bandwidth de memória e cache do processador. É possível ver que ele tem resultados bastante bons e até melhores que processadores superiores, com RAM mais antiga.
Não está aqui refletido, mas reparei que as latências a aceder a memória, é algo elevada. Por volta dos 100 ns. Isto é algo problemático no Ryzen, mas também se deve à memória RAM não ser a mais elevada possível e os timmings são elevados.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo