AnálisesDestaque

ECS Liva Q1L

Exterior

A embalagem onde este Mini PC vem, também é bastante pequena e tem um design bastante sóbrio e moderno. É usado cartão, e a dimensão é tão pequena, que os mais distraídos ficarão espantados que no interior se encontra um computador completo x86, que permite fazer as mesmas coisas que qualquer computador de muito maior dimensão.

Numa das laterais vemos a designação “Q1” que indica que é a evolução do original “Q”. Ao lado temos uma indicação da variante do “Q1”, neste caso “Q1L”, do processador, memória RAM e armazenamento eMMC, visto que estes 4 pontos podem variar de modelo para modelo.

O resto das laterais da embalagem, são muito sóbrias e elegantes. Têm apenas a indicação da marca, modelo e que é um Mini PC. De resto, é mantida uma cor azul bastante bonita.

Abrindo a caixa pela parte de cima, temos logo acesso à caixa e ao próprio Mini PC, embalado num pequeno plástico. A caixa é toda preta e só é alterado para a cor branca no logo e nas indicações com os nomes das portas externas.

A embalagem é constituída por 2 “andares”. Na parte de cima está o computador e retirando-o da embalagem, temos acesso aos seus acessórios. Um transformador, com diversos adaptadores para as diferentes entradas que existem e uma base VESA, com os seus parafusos, para o caso de se querer fixar o computador atrás de um monitor ou noutro local que aceite a colocação de uma base VESA.

O transformador não vem de origem com o adaptador de energia usado em Portugal, mas ao contrário de muitos outros transformadores no mercado, não é difícil retirar e colocar outra entrada. Um pequeno detalhe, mas sempre agradável a quem tem que montar o computador num local físico.

A parte de cima, tal como na versão original, não tem qualquer funcionalidade externa. Noto apenas que a cor do logo foi alterada de laranja no original, para branca nesta evolução. A fonte é igual, mas a sua dimensão foi reduzida um pouco.

Outro detalhe, que me parece melhor, é que o plástico usado na parte exterior, é baço, enquanto o plástico usado no primeiro Liva Q era brilhante. Isso fazia com que se notasse bastante as dedadas, o que não acontece na nova versão.

Tudo isto dá uma imagem mais sóbria e elegante, comparado com o original.

Temos aqui uma imagem onde coloco a caixa dos Apple Airpods por cima do Liva Q1L, para demonstrar como este computador x86 é tão pequeno. É “apenas” um computador em forma de pequeno Cubo, que cabe perfeitamente na palma de uma mão.

Na vertical, é possível ver como é muito baixo, mesmo comparado com a pequena caixa dos Apple Airpods, fazendo assim com que o volume do computador seja muito pequeno.

Aqui colocamos um SSD M.2 2280 por cima deste Liva Q1L. Um SSD M.2 2280 tem 80 milímetros de comprimento. O Liva Q1L tem 74 milímetros de largura e comprimento, mais 34,6 milímetros de altura. As dimensões aumentam um pouco em relação ao Liva Q original, mas de uma forma insignificante. Para se ter uma ideia através de comparação, o Liva Q original tinha 0,153 Litros de volume, enquanto esta evolução aumenta o volume apenas para 0,189 Litros.

Por outro lado, o peso é muito reduzido, a partir do original Liva Q. O original pesava 260 gramas, enquanto o Liva Q1L pesa 174 gramas.

Outra grande diferença para o original e talvez a melhor diferença, é a parte de arrefecimento. Tanto um como o outro, usam uma pequena ventoinha interior, mas o original tinha apenas uma pequena abertura horizontal, a todo o comprimento do computador. No Liva Q1L, de cada um dos lados tem aberturas de muito maior dimensão e que no total, permite muito melhor arrefecimento do interior do computador.

Do lado esquerdo temos também um slot para cartões microSD.

Na parte frontal, a grande mudança é que agora tem 3 portas USB disponíveis. Duas portas USB 3.2 e uma porta USB 2.0, ao contrário do Liva Q original, que só tinha uma porta USB 3.2 e uma porta USB 2.0.
Este ponto levantava problemas para os casos em que se usava uma porta para o teclado e outra para o rato, ficando assim sem portas para qualquer outro dispositivo USB que fosse preciso ser usado, como uma Pen Drive, na instalação de um Sistema Operativo.

Outra alteração é o botão de Power, que é agora maior e com um formato redondo.

Do lado direito temos outra enorme abertura para ajudar o arrefecimento do computador e na parte de baixo uma Kensington Lock, que é muito útil para manter um dispositivo de tão pequena dimensão, preso a um local físico.

Na traseira do computador, a nível de cooling, não há alterações. Tem a mesma saída de ar, onde se consegue ver o dissipador.
Do lado direito temos uma alteração da ligação para o transformador. Aqui o conector é alterado de Micro USB para o tradicional conector redondo. Não sei a razão para esta alteração, até porque o transformador tem as mesmas especificações de 12V e 2A.

Por baixo temos a maior alteração, com duas portas de rede Gigabit RJ45 neste modelo, do mesmo modelo da Realtek, além da porta HDMI do lado esquerdo.

Por baixo, podemos ver as quatro bases de suporte, onde se encontram os 4 parafusos para abrir a caixa.

Nesta foto, conseguimos ver a parte frontal, com todo o I/O USB e uma das laterais, com a sua grande abertura, para ajudar o arrefecimento do computador.
Este ponto é de facto conseguido, porque apesar de ter o dobro dos cores, em carga máxima, a temperatura do processador não passa dos 65ºC, sem que se note qualquer barulho da ventoinha.

Tirando os 4 parafusos da base, é possível abrir a caixa e ver a motherboard da parte superior.
Este computador, tal como o anterior, utiliza duas motherboards colocadas em stack. A da parte superior, que se pode ver nesta imagem, é onde se encontra o processador. A motherboard da parte inferior é onde se encontram os restantes componente e todos os conectores de I/O externos.

A parte interior da base é muito simples e inclui apenas pequenas proteções para os conectores de I/O externos.

Nesta imagem podemos ver as duas motherboards, visto pela parte frontal do computador. É fácil ver que os 3 conectores USB encontram-se na inferior, enquanto na superior é onde se encontra o processador.

Visto de uma das laterais, não temos qualquer conector de I/O externo, mas é possível ver o conector que faz a ligação entre as duas motherboards.

Na outra lateral, temos exatamente o mesmo esquema. Sem conectores externos, mas com outro conector a ligar a motherboard inferior à superior.

Visto pela parte traseira, temos novamente um cenário parecido com a parte frontal. Temos os conectores externos de energia, portas RJ45 e porta HDMI. Também é possível ver de uma forma mais clara, o dissipador que se encontra por cima do processador.

Debaixo da motherboard inferior, podemos ver os conectores USB no topo da imagem, os conectores RJ45 e HDMI na parte inferior da imagem e o slot Micro SD, do lado esquerdo.

No meio da motherboard, é possível ver a placa Wireless que é soldada, entre outros componentes.

Página anterior 1 2 3 4 5 6Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo