AnálisesDestaque

ECS Liva Q1L

Software

Windows 10 Home

O ECS Liva Q1L veio com o Windows 10 Home OEM, com o Branding do próprio Liva.

O Windows em si não inclui mais software da ECS e, visto que o Windows 10 já ocupa bastante espaço, considero esse ponto positivo, até porque muitas vezes, software incluído pelas OEMs é desnecessário.

O Branding Liva da ECS não é propriamente feio. Penso que poderia usar cores menos berrantes e ser assim, mais confortável de usar.

A versão do Windows 10 incluída é a 1909 e não a mais recente 2004. Por um lado é bom para quem prefira estabilidade, visto que é uma versão mais antiga e onde já foram corrigidos mais bugs, por outro lado, quem prefira ter sempre as últimas versões, pode ser menos positivo, apesar de ser muito simples passá-lo para a versão 2004, via Windows Update.

O Windows 10 que veio com o dispositivo para análise não se encontrava ativado, no entanto, isto só acontece porque é uma unidade para análise. No mercado irão ser vendidos variantes sem Sistema Operativo e Com Sistema Operativo. Quando é vendido com Sistema Operativo, será o Microsoft Windows 10, nuns modelos o Windows 10 Home Edition e noutros modelos, o Windows 10 Professional Edition.

Nas variantes sem Sistema Operativo, o utilizador poderá instalar o Windows 10 ou uma distribuíção de Linux.

No “App & Features” do Windows, é possível confirmar que os programas incluídos são apenas os que a Microsoft incluiu com o Windows 10.

Outro ponto positivo, é que de raiz, no Windows 10, não é preciso instalar qualquer driver. Todos os drivers encontram-se na Base do Windows 10.
Verdade seja dita, este ponto é cada vez mais comum, em muitos computadores, no Windows 10.

Nesta imagem conseguimos ver o armazenamento principal do computador, com 64 GB de eMMC. De raiz, com o Windows 10, ficam apenas 37,7 GB livres.

Um printscreen com o CPU-Z, onde pudemos confirmar a utilização do Intel Pentium 4200, com 4 cores, feitos no processo de fabrico de 14 nm da Intel, que vai dos 1,1 Ghz Base até aos 2,5 Ghz em Turbo e incluí 2 MB de cache L2.

O printscreen do HWiNFO64, que incluí mais informação, como a gráfica, que é uma HD Graphics 505, também ela melhor que a utilizada no Liva Q original com a versão de 2 cores, visto que tem um terço mais unidades que a HD Graphics 500. 18 EUs nesta versão e 12 EUs na versão com o processador de 2 cores.

Podemos ver também as temperaturas do processador, que anda por volta dos 47º em idle e 65º em full load.

Algo um pouco lateral, mas muito útil em computadores com pequeno espaço de armazenamento, é possível ganhar algum espaço, desinstalado algum dos programas menos úteis, apagando alguns ficheiros temporários, comprimindo a própria instalação do Windows, entre outras.

Existem vários programas para esse efeito, como o CleanMgr+, que é Open Source.

Se inicialmente tínhamos apenas 37,7 GB livres, no fim de alguma “limpeza”, consegue-se passar para 45,5 GB livres, um ganho de 7,8 GB em 64 GB totais.

Página anterior 1 2 3 4 5 6Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo