AnálisesDestaque

Mini PC Beelink U59 com Intel Celeron N5095

Conclusão

Esta proposta no mercado de entrada de gama de Mini PCs, por parte da Beelink, é bastante interessante e com alguma mudança na segmentação por parte da Intel, oferece algo com melhor performance que o normal, neste segmento.

Começo pela parte da Intel e o coração do computador, que é o processador. Parece-me que a Intel perdeu algum do medo que tinha em canibalizar os seus produtos mais caros, com as propostas que tinha com cores pequenos. Penso que ao começar a ter propostas em que mistura cores grandes com cores pequenos, ajuda a esse abrir de portas. Apesar deste processador usar cores pequenos, este modelo tem 4 cores, foram feitas muitas melhorias internas, colocaram-no com um TDP de 15 Watts mais adequado ao mercado desktop e tudo em conjunto faz com que a performance seja muito melhor que o comum, neste escalonamento de mercado. O processador é talvez a parte mais positiva deste computador.

Outros pontos positivos, a meu ver, é ter propostas com ou acima de 8 GB de RAM, deixando assim para trás propostas só com 4 GB de RAM, essa memória RAM estar colocada em Dual Channel. O uso de um SSD com 256 ou 512 GB também é positivo, o que deixa para trás propostas com 128 ou menos capacidade, muitas vezes usando eMMC. Apesar da controladora do SSD ser SATA e entrada de gama, a performance é bastante boa e sempre acima de propostas com eMMC ou discos rígidos. O número de portas USB é suficiente, com o ponto positivo de serem todas 3.0 ou superior. Além disso, é bom ver uma porta USB-C no escalonamento mais baixo do mercado. A rede Wired é aceitável e suficiente e ter duas saídas de vídeo HDMI também é bastante positivo. Talvez fosse melhor uma das portas de saída de vídeo ser Displayport, mas é algo secundário. A qualidade de construção é totalmente aceitável e a apresentação é bastante sóbria.

Penso que há algumas coisas que podiam ser melhoradas ou aperfeiçoadas, mas que não são nada graves. Seria positivo se o transformador usasse um conector USB-C, por uma questão de unificação e futuro deste conector. Também penso que um leitor SD na parte frontal do computador ajudaria para não ter que ligar adaptadores e ocupar portas USB. Por último, seria melhor que a placa wireless suportasse a noma “Ax”, em vez de “Ac”, apesar de “Ac” ainda ser muito aceitável neste mercado, a placa não ser soldado, é de fácil acesso e mudança e uma placa wireless também costuma ter um custo baixo.

O que vejo mais de negativo neste computador limita-se a um ponto. A gráfica integrada. A esse nível as melhorias foram muito pequenas e qualquer uso a nível 3D, especialmente em jogos, torna-se muito limitado. Mesmo em jogos muito antigos, é impraticável jogar, a não ser que se diminua muito a resolução e se diminua muito a qualidade dos gráficos. É possível jogar jogos muito simples a nível 3D, mas esses raramente são feitos para tirar partido das capacidades gráficas do computador. Grande parte da culpa desta performance é das escolhas de segmentação por parte da Intel. Apesar deste ser um processador com 15 Watts de TDP e com 4 Cores, a Intel decidiu desligar 50% do GPU. Este Chip tem uma gráfica integrada com 32 “cores” e no entanto, neste SKU a Intel só tem 16 desses “cores” ativados. É pena, porque ele tem potencial para ser melhor nesse aspecto.
Este ponto só não é mais negativo, porque estes 16 “cores” na gráfica integrada são perfeitamente bons para a reprodução de conteúdo multimédia, especialmente vídeos e isso é muito importante neste segmento.

Em conclusão, no geral, é uma proposta bastante boa e superior à grande maioria das propostas do mercado. Penso que é um proposta que irá satisfazer a maior parte dos consumidores no escalonamento mais baixo do mercado.

A ZWAME agradece à Beelink a disponibilização da amostra para análise.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo