AnálisesDestaque

Mini PC Beelink U59 com Intel Celeron N5095

Exterior

Esta foi a caixa que nos chegou com o Beelink U59. É uma caixa relativamente pequena, mas adequada ao pequeno tamanho deste computador. As cores e o design são bastante sóbrios e apenas destaque o nome do modelo do próprio Mini PC. O próprio nome do fabricante não tem grande destaque.

Na traseira da caixa, temos só as principais especificações do produto. O tamanho do SSD e RAM a negrito, porque pode variar entre versões. Fora isso, temos o nome do processador, a rede Wireless e Wired e as especificações do carregador. Na parte inferior, temos as certificações comuns e QR Codes para fácil acesso a mais informação no Website da Beelink.

Ao abrir a caixa exterior, reparei que ela não é tão elaborada, nem tem a elegância do Beelink GT-R e do Media Center GS-King X, que fizemos análise há pouco tempo, mas é perfeitamente desculpável por ser um produto para um escalonamento inferior.
Apesar disso, a apresentação é bastante bonita e tudo está organizado e feito para ocupar todo o espaço interior da caixa.

Na parte superior, podemos verificar que do lado esquerdo se encontra o manual, com o Mini PC por baixo e do lado direito temos uma caixa mais pequena, onde se encontram os acessórios deste computador.

Retirando essa pequena caixa de cartão, verifico que não tem qualquer tipo de design elaborado. É apenas uma pequena caixa que identifica o que se pode encontrar no seu interior.

No interior desta caixa temos os seguintes itens como acessórios:

  • 1 Cabo HDMI curto.
  • 1 Cabo HDMI longo.
  • 1 Transformador.
  • 1 Adaptador VESA.
  • Parafusos para colocação do Adaptador VESA e disco interno 2,5″.

Aqui temos o transformador e as suas especificações. Ele tem 12 Volts e 3 Amperes de Output, o que dá o máximo de 36 Watts. Sabendo que o computador tem um processador com um TDP de 15 Watts e os restantes componentes têm um consumo marginal, este adaptador é mais que adequado.

Ainda em relação ao transformador, tenho apenas uma pequena queixa. Sendo este um computador com baixo consumo, seria preferível que a entrada do transformador fosse no formato USB-C. É o formato mais adequado para o futuro.

Aqui temos a parte de cima deste Mini PC. Ele tem algumas pequenas marcas, mas este é apenas um sample pre-produção para análise, por isso não é nada de grave e não vamos ter isso em consideração na nossa conclusão.

Ele tem um pequeno autocolante com dois avisos. O segundo parece-me normal, mas o primeiro diz algo como “Se durante o processo de arranque, o utilizador não conseguir fazer login na sua conta pessoal, desligar a rede Wireless e Wired, escolher a opção Skip e voltar a fazer login na conta pessoal.”
Não percebo bem a razão deste pedido. Talvez no primeiro arranque os drivers de rede no Windows ainda não estejam funcionais e o Windows tente forçar a validação da conta nos servidores da Microsoft. Seja como for, nunca tinha visto um aviso semelhante noutro computador.

No fim destes dois avisos, pede apenas que se retire este autocolante antes de ligar o computador pela primeira vez.

A tampa superior tem em destaque central o símbolo e nome da Beelink. No canto inferior direito temos o comum símbolo “Intel inside” que costuma identificar os computadores com processadores Intel.

Tanto a tampa superior como o resto do computador são construídos em plástico. Não tem a mesma qualidade que os outros dois dispositivos que fizemos análise da Beelink, mas mais uma vez, este é um computador para um segmento mais baixo e isso é perfeitamente aceitável.

Do lado esquerdo do computador, temos uma grelha de cooling, onde o ar entra para arrefecer o interior.

Aqui temos, a parte frontal do Mini PC.

Começando pelo lado esquerdo e pela opção menos comum, temos um pequeno buraco, que com algo fino, se pode fazer “Clear CMOS”, para os casos de alguma opção alterada na BIOS, não funcione. Isto não é nada comum num Mini PC, mas é comum nos Mini PCs da Beelink e depois de ser ver a enorme quantidade de opções que a BIOS tem, percebe-se porque é que a Beelink destaca o “Clear CMOS”.

Em seguida temos opções mais comuns. Duas portas USB-A 3.0, uma porta USB-C 3.1. Logo a seguir temos uma saída de som um Jack 3.5” e o botão de energia.

O lado direito do computador é igual ao lado esquerdo. Temos também aqui uma grelha de cooling, onde o ar entra para arrefecer o interior.

Na parte de trás do Mini PC, em cima, temos uma grelha de saída de ar da ventoinha que arrefece o processador, mais pequena, mas que é do mesmo tamanho do Cooler interior.
Por baixo, 1 porta LAN RJ45, duas portas USB-A 3.0, duas portas de vídeo HDMI 2.0 e o conector de energia.

A única coisa que vejo em falta, é um leitor de cartões SD e/ou MicroSD. Talvez fosse preferível ter uma saída de vídeo Displayport em troca de uma das portas HDMI.

Na parte de baixo, temos apenas 4 pés de borracha, para suporte do Mini PC e curiosamente, no meio desses pés, encontram-se 4 parafusos para fácil acesso ao interior do computador.

De forma interessante, também temos uma nota para informar que se pode aceder à BIOS, carregando na tecla de “Delete” no arranque do computador e na tecla “F7” para aceder ao menu de Boot.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo