AnálisesDestaque

Mini PC Beelink U59 com Intel Celeron N5095

Interior

Acedendo ao interior, a primeira coisa que conseguimos ver é a parte de baixo da tampa superior, que tem como segunda função, fazer de suporte para um disco 2.5 polegadas. É um local inteligente para diminuir o volume total do computador, sem retirar expansibilidade. A única coisa que pode ser problemática é que é preciso passar um pequeno cabo, para ligar à porta SATA, semelhante aos cabos utilizados em portáteis e por isso é preciso ter algum cuidado, pois são ligações algo frágeis.

Do lado de cima da motherboard, temos acesso aos componentes que serão mais habituais de se trocar. Além do já falado Slot 2.5 polegadas na tampa, temos também um slot M.2 2230, que está ocupado com a placa Wireless. Ao seu lado, estão 2 cabos que fazem de antena para o Wireless. Por cima da placa M.2 2230 e com um comprimento maior, encontra-se um slot M.2 2280, ocupado pelo SSD. De referir que este Slot só é compatível com SSDs M.2 SATA. Não tem suporte para SSDs NVMe.

Do lado esquerdo estão os dois Slots DDR4 SODIMM, que vieram ocupados com dois SODIMMs DDR4 de 8 GB cada, a 2666 Mhz.

Dois pequenos pontos, é positivo os dois Slots estarem ocupados, porque assim o processador pode aceder à memória RAM em Dual Channel, o que permite ter maior velocidade de acesso.
O ponto um pouco menos positivo é que estes SODIMMs são de 2666 Mhz, quando este processador suporta memória RAM DDR4 até 2933 Mhz. Não é de todo uma falha grave e a memória estar em Dual Channel é algo muito mais importante.

Aqui temos o SSD M.2 SATA de 512 GB, que vem com o computador. Este SSD é de marca genérica e não consegui saber todas as especificações, mas ficam aqui as mais importantes.

A NAND é TLC, mas pelo Serial Number, não consegui saber quem é o fabricante e que características tem.
Este SSD não tem RAM a fazer de Cache, o que fará que a performance nunca será excelente.

A controladora é uma “Silicon Motion SM2259XT”. É uma controladora de SSDs, para o mercado entrada de gama, o que é adequado com o resto do computador. Aqui ficam as especificações desta controladora:

Apesar de ser uma controladora entrada de gama, não quer dizer que este seja um SSD mau. Ela é usada, por exemplo, no Crucial BX500.
As duas maiores limitações são, não suportar DRAM como Cache e ter apenas 4 canais de acesso à NAND.

Para retirar a motherboard, basta retirar 4 parafusos nos cantos. Virando a motherboard, podemos ver o resto da caixa, onde ficam as duas antenas que estão ligadas à placa wireless.

Do lado direito da motherboard está a pilha e no centro encontra-se o dissipador em cobre e uma ventoinha de dimensão razoável. Esta ventoinha é bastante silenciosa, mesmo com o computador em carga.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo