AnálisesDestaque

Mini PC Beelink U59 com Intel Celeron N5095

Consumo

O consumo é o esperado para um processador com 15 Watts de TDP. Por volta de 8 W em idle e 20 W em full load. Além do que está nos gráficos, também medi 12,9 W quando só é usado o GPU e 22,8 W quando se coloca o CPU e GPU em full load. Tudo dentro do esperado.

A nível de barulho, ele é bastante silencioso. Medi 33 decibéis em idle e isso faz com que o barulho seja mínimo e quase imperceptível. Com o GPU e CPU em full load, medi 40 decibéis. O barulho passou a ser audível, mas linear e não é desconfortável.

Armazenamento

Como referido atrás, este computador vem com um SSD M.2 SATA de 512 GB, com uma controladora SMI 2259XT, que é uma controladora low end para este mercado, sem Cache DRAM e com apenas 4 canais de acesso à NAND. Para ver as diferenças para um SSD M.2 NVMe, comparo os resultados com o SSD com a controladora “Silicon Motion SM2263XT” no Beelink GT-R e o ainda melhor Kioxia Exceria Plus.
Além disso, visto que este Beelink U59 tem uma baía para um disco 2.5”, testei um disco rígido “Western Digital Black” de 7200 rotações nessa baía. De referir que este disco rígido não vem com este computador e serve apenas para mostrar as enormes diferenças entre um disco rígido e um SSD, mesmo que seja de gama baixa.

O primeiro teste é apenas de leitura, no AIDA 64 e podemos já ver que um disco mecânico fica muito longe de um SSD SATA e que um disco NVMe ainda consegue ser melhor. O que torna o disco mecânico uma má escolha para ter a correr o Sistema operativo é os valores de latência e em leitura aleatória. Em uso prático, notam-se menores diferenças entre um SSD SATA e NVMe.

Em seguida temos o Anvil SSD benchmark. O disco mecânico, como esperado, fica muito longe dos SSDs e o SSD SMI 2259XT, que se encontra neste computador, também fica algo longe de SSDs NVMe, apesar de ser muito menos perceptível na prática.

No AS SSD, temos um cenário parecido ao anterior, mas também temos resultados com eMMC no ECS Liva Q1L, onde podemos ver que um SSD SATA continua a ser muito melhor que eMMC, que não é algo muito diferente de um cartão SD.

O ATTO é um simples benchmark de leitura e escrita sequencial, com diferentes tamanhos de blocos. Testo aqui dos 4 KB até aos 8 MB e os resultados são interessantes, mas é preciso perceber que isto testa apenas um tipo de escrita e leitura e que normalmente não é muito importante no uso dia a dia de um computador. É importante para quem trabalhe com poucos ficheiros grandes e que lhes aceda de forma sequencial, mas não muito mais que isso.
Este é o cenário onde um disco rígido terá melhores resultados e um SSD NVMe irá parecer muito mais rápido que um SSD SATA, visto a estar num BUS com maior bandwidth. O Kioxia Exceria Plus também mostra o que um SSD NVMe topo de gama consegue fazer.

O CrystalDiskMark, confirma-se que em escrita e leitura um SSD SATA é menor que SSDs NVMe, mas também mostra como os discos rígidos são completamente desadequados, para muitas tarefas, nos dias de hoje.

O PCMark 7 simula vários tipos de usos com armazenamento, mas é um benchmark algo antigo e que não provoca o load necessário para se notarem grandes diferenças.
Em usos muito leves, não se notará qualquer diferença entre diversos tipos de SSDs e até mesmo discos rígidos e este benchmark mostra apenas esse lado da moeda.

No PCMark 8, uma versão mais recente do PCMark, sumula também vários cenários de trabalho a nível de IO, e já é algo mais intensivo que o PCMark 7. Logo na parte de Bandwidth notam-se as enormes diferenças para discos mecânicos.
Nos restantes benchmarks, de Office, programas da Adobe e jogos, também se pode ver como um disco mecânico não é nada adequado para correr programas. Já a diferença entre SSDs SATA e NVMe é muito mais marginal e na prática, é isso que acontece na maior parte dos usos dados a computadores.

Por último, nestes testes de armazenamento, temos o PCMark 10, onde os testes são ainda mais intensivos.
Aqui podemos ver, não só que um SSD é muito melhor que um disco rígido, como um SSD SATA, mesmo de gama baixa, é bastante melhor que eMMC que tem um funcionamento semelhante a um cartão SD.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo