ArtigosDestaque

Overclock ao i5 12600K para totós

Overclock da memória DDR5

Estando com a mão na massa do overclok, aproveitámos para explorar um pouco também o overclock da memória DDR5.
Neste caso fomos seguimos a via clássica, pela BIOS.

Nesta empreitada estivemos logo à partida algo limitados por dois factores;
o primeiro de natureza física: as nossas Corsair Dominator Platinum DDR5 são baseadas em chips de memória da Micron, que raramente demostram habilidade para irem além dos 5400 a 5600MHz;
o segundo de ordem prática: este é o único kit de DDR5 de que dispomos de momento, pelo que constituí um bem precioso para nós e que temos pouca vontade de arriscar.

Ainda assim, procuramos ver quão a cima dos 5200MHz nominais conseguiríamos ir.
Na sua configuração base estas memórias assume a frequência de 4800MHz CL40, com 1,1V. O perfil XMP leva-as para os 5200MHz CL38, com 1,25V.
Partindo do perfil XMP activado, aumentamos a frequência para 5400MHz, que revelaram alguma instabilidade inicial, resolvida com o aumento da voltagem de 1,25 para 1,3V.

De seguida tentamos 5500MHz com os mesmos 1,3V, e embora fosse possível o boot, rapidamente se voltou a manifestar alguma instabilidade. Pelas razões já enumeradas atrás decidimos não arriscar mais voltagem e parar a experiência por aqui.

Nos gráficos acima é possível ver a evolução de largura de banda e latência da frequência base para nominal e desta para o overclock que conseguimos.
Apenas ativar o perfil XMP já produz melhorias de cerca de 8% na largura e banda e 6% na latência.
O overclock acrescenta mais 3% de ganhos de largura de banda e 1% de latência (ganhos de 11% e 7% sobre a frequência e latência base).

Numas nota final, a Corsair oferece monitorização bastante completa sobre estes módulos via o seu software iCue, onde é possível observar em tempo real voltagens, temperaturas e até o consumo instantâneo.

Página anterior 1 2 3 4 5 6Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo