AnálisesDestaque

Mini PC Beelink SER4 com AMD Ryzen 7 4800U

Testes

Processador

Avançando para os benchmarks do processador, os primeiros testes são as 4 versões do “Cinebench”, com resultados em single e multi thread.
Algumas notas. O Beelink U59 tem um Intel “Atom” de ultima geração. O ECS Liva Q1L, tem um Intel Atom de há 3 gerações atrás. Estes processadores têm Cores “pequenos”, que são mais baratos, mas têm menor performance.
O Beelink GT-R tem um AMD Ryzen 3550H, que é um processador AMD da geração anterior a este 4800U, mas tem um TDP de 45W ao contrário dos 15W do 4800U.
O ECS Liva Z Plus, tem um processador Intel i5 7300U, um processador de 15W TDP da Intel, que é bastante antigo, mas que tem uma arquitectura (Skylake) que a Intel vendeu até à pouco tempo.
O AMD Ryzen 7 2700X e Intel i5 8600K são processadores Desktop que rondam os 100W de TDP.

A primeira conclusão que se pode retirar é que em single thread, é o processador mais rápido que qualquer outro, nestes gráficos, seja qual for o TDP.

A segunda conclusão que se pode tirar é que em multi thread, é bastante mais rápido que qualquer Mini PC nestes gráficos. Também é mais rápido que o Intel i5 8600K e não fica muito longe do AMD Ryzen 7 2700X.

Em resumo, o que vejo é que este processador, é um enorme salto de performance, a nível de cálculos vírgula flutuante, apesar do limite de 15W de TDP. Isto deve-se a dois factores. Grandes melhorias a nível da arquitetura “AMD Zen 2” e ter um grande numero de cores (8 + SMT).
Em relação à anterior geração (AMD Ryzen 5 3550H) é muitas vezes duas vezes mais rápido e tendo em conta que ele tem menos de metade do TDP que o Ryzen 3550H no Beelink GT-R, a performance deste processador é muito interessante.

Nos Geekbenchs temos um cenário onde a performance single thread é bastante melhor que outros Mini PCs, seja qual for o seu TDP, com uma vantagem alargada. Isto acontece porque, apesar dos limites de TDP, estando só 1 Core a ser usado, esse Core pode usar bastante mais energia, do que se estivessem 2 ou 4 ou 8 Cores a “trabalhar” ao mesmo tempo.

Onde a vantagem ainda é maior, é em multi thread e mais uma vez, vem ao de cima a vantagem de ter 8 Cores + SMT.

Os resultados dos testes de processador do AIDA64 são bastante esclarecedores. Em cálculos de números inteiros e de números com vírgula flutuante, seja qual for a precisão, a performance do AMD Ryzen 7 4800U é avassaladora. Ele tem, em todos os aspetos, uma vantagem enorme.

Atualmente, os cálculos com funções criptográficas, são muito importantes, porque são cada vez mais usadas e aqui, a vantagem do 4800U também é bastante grande, seja em AES-256 ou SHA-1.
De referir que hoje em dia, todos os processadores têm unidades próprias para estes cálculos e estes resultados são sempre específicos a este tipo de uso.

Aqui temos resultados, usando C++, em trabalho de rendering, no Luxmark 3. A performance é bastante boa, mas como é um teste mais longo, a limitação de 15W, comparando, por exemplo, com os 105W do AMD Ryzen 7 2700X, faz-se sentir de forma mais evidente.
Seja como for, para este nível de consumo, é um resultado bastante interessante.

O PCMark 7 é um benchmark já algo antigo, mas mostra que em trabalhos mais simples, é difícil de se notarem grandes diferenças entre os vários tipos de computadores.
O Beelink SER4 com o AMD 4800U cumpre perfeitamente em cenários mais simples.

O PCMark 8 é uma versão mais recente deste benchmark e com um workload mais exigente.
Em funções mais simples, como no teste “Home”, o resultado é bom, mas comparado com outros processadores, não é excecional. Quando se passa para os testes “Creative”, com imagens, vídeo e outros ficheiros multimédia, o resultado já se apresenta como muito bom e em “trabalhos” mais pesados, “Work”, a vantagem é bastante superior a qualquer um dos adversários presentes neste gráfico.

O PCMark 10 é a versão mais recente do PCMark, onde os testes simulam melhor, usos mais habituais, nos dias de hoje. Nos testes “Essentials”, “Productivity” e “Digital Content Creation”, que são apenas virados para trabalho, a performance é bastante positiva. Onde a performance é bem menor é em “Gaming”, o que é natural devido à gráfica integrada no processador. A performance é satisfatória, para uma gráfica integrada, mas fica longe da maioria das gráficas dedicadas.

Um resultado importante, é o da performance dentro do Browser. Neste exemplo é usado o Microsoft Edge. Hoje em dia, grande parte do uso de um computador passa pelo Browser. Para grande parte dos utilizadores, a performance dentro do Browser é mais que suficiente.

Outro tipo de uso bastante comum, é o Microsoft Office e também aqui se obtém uma boa performance. A performance é melhor é no Excel, onde são feitos bastantes cálculos. A vantagem é menor no Powerpoint.

O UL Procyon é um novo benchmark da empresa criadora do PCMark e 3DMark. Este benchamrk é mais virado para o mercado de trabalho.

Neste gráfico, temos em mais detalhe, a performance dentro do Microsoft Office. Em todos os programas aqui testados, os resultados são bons e satisfará a maior parte dos utilizadores.

O WPrime é um benchmark que calcula números primos e usa muito cálculos de vírgula flutuante. É um benchmark teórico e onde existem maiores diferenças entre processadores com Cores “grandes, como o deste computador e processadores com Cores “pequenos”, como os Intel “Atom”.
A performance é bastante boa, mesmo comparando com processadores com TDPs mais elevados, no teste de 1024 milhões, que é um teste mais demorado e que prejudica de uma forma mais acentuada, processadores com maiores limitações de energia.

O y-cruncher também calcula números primos, como o Wprime, mas é uma benchmark bastante mais recente e com maiores opções e otimizações. Neste benchmark, ainda se nota mais a diferença entre o processador deste computador e computadores com processadores que usam Cores “pequenos”, como os que encontram no Beelink U59.
Algo que também faz bastante diferença, é que o AMD 4800U suporta instruções AVX e AVX2, que faz com que, os cálculos deste benchmark, sejam feitos de forma muito mais rápida. Os processadores com Cores “pequenos” da Intel, ainda não suportam estas instruções.

O 7-Zip é uma aplicação open source muito comum e é usada na compressão e descompressão de ficheiros, algo muito utilizado no dia a dia da maior parte dos utilizadores. Os resultados deste Mini PC são bastante bons, tanto em compressão e descompressão, sendo que até consegue ganhar a processadores mais antigos de Desktop.

O WinRAR é outro programa de compressão e descompressão de ficheiros, mas neste caso, é proprietário e necessário licenciar. Mais uma vez, temos um resultado muito bom e claramente superior ao AMD Ryzen 5 3550H, da anterior geração de processadores da AMD e que possui um TDP superior.

Nestes gráficos, temos resultados do 3DMark, onde o uso do processador é maior. No teste “CPU Profile”, podemos verificar a diferença que existe entre processadores com Cores “pequenos” e “grandes”, sendo que os dois têm os mesmos 15W de TDP.

No teste “Physics”, o resultado é bastante bom e não fica longe de processadores Desktop. Mesmo assim, este computador não é uma “máquina de jogos”. Pode apenas servir para jogos mais simples.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo