AnálisesDestaque

Mini PC Beelink SER4 com AMD Ryzen 7 4800U

Conclusão

A análise e experiência com este Mini PC da Beelink, foi bastante diferente da de outros Mini PCs. A grande diferença está no processador. Apesar de o processador ter 8 Cores mais SMT e muitas vezes estar a funcionar acima de 3 GHz, o consumo dele é baixo consumo, como muitos outros, que são muito usados no mercado de portáteis. Esta eficiência é fantástica e depois de anos em que a Intel esteve praticamente sem competição, no mercado PC, em que a evolução quase estagnou e onde o consumidor não tinha reais alternativas, ter estas melhorias que foram conseguidas nos últimos 4 a 5 anos, é algo onde o consumidor só fica a ganhar.

Do lado da gráfica integrada, há também melhorias, em algumas situações, até satisfaz grande parte dos usos. No entanto, os ganhos de performance não são tão grandes como do lado do processador. Se a gráfica não for um componente essencial para o utilizador final, ela é bastante aceitável. Se for, a solução ainda não passa por Mini PCs.

Em relação ao computador em si, a caixa surpreende pelo seu volume e peso pequeno. Pode ser, na prática, um Desktop “portátil”. O aspecto é bastante bonito e tirando os comuns autocolantes, é bastante sóbrio. As próprias laterais em vermelho, que a principio podem parecer demasiado ostensivas, combinam bem com as cores do restante computador.

Outros pontos positivos são a presença de 32 GB de memória bastante rápida, tendo em conta o formato SO-DIMM, a presença de uma placa Wireless que já suporta a norma 6E e ele possibilitar a ligação, em simultanêo, de 3 monitores ao computador. Dois dos monitores a partir das duas portas HDMI e um terceiro através da USB-C.

A presença da versão Professional do Windows também é uma mais valia e adicionando a isso, a não presença de mais software, além do que a Microsoft instala no Windows, também constitui um ponto positivo. Também é bom ver que todos os dispositivos têm os drivers instalados logo à partida.

Outro ponto positivo, é a presença de um Slot M.2 2280 que suporta armazenamento NVMe e ainda ter espaço para expandir o armazenamento com um disco de 2.5 polegadas.

Nos pontos mais discutíveis, o principal é a BIOS, que é discutível em todos Mini PCs da Beelink que já analisamos. Para algumas pessoas, especialmente as que têm maior experiência e paciência, é positivo ter todo o tipo de opções e liberdade para alterar os valores que se quiser, por mais obscuros que sejam. Para outras pessoas, mais iniciantes ou que nem querem saber que a BIOS existe, a quantidade de opções pode ser bastante intimidadora.

Outro ponto discutível é a escolha do SSD. Do lado positivo, é um SSD NVMe, de uma marca muito reputada pela qualidade em SSDs (Intel) e com uma performance, em grande parte dos casos, bastante boa. Do lado negativo, usa chips NAND QLC, o que representa que tem pouca resistência em escritas, o que não é ideal para utilizadores mais intensivos. Em alguns pequenos casos, a performance também não está ao nível de um SSD NVMe. Por ultimo, existem no mercado SSDs melhores para o preço que ele tem.

O último ponto discutível é a não presença de uma porta de rede Wired 2.5 Gbits. É discutível porque, apesar de ser algo melhor que a comum porta Gigabit, iria aumentar os custos, para uma funcionalidade que muitos utilizadores, nos dias de hoje, não iriam usar, ou porque não têm outros equipamentos 2.5 Gbits ou porque só usam rede Wireless.

A nível de pontos negativos, apenas alguns detalhes.
Em vez de duas portas HDMI, penso que seria preferível ter uma porta HDMI e uma segunda porta DisplayPort.
Apesar das reduzidas dimensões, também poderiam ter sido adicionadas, pelo menos, mais 2 portas USB-A 3 e, pelo menos, mais uma porta USB-C.
Por último, apesar da placa Wireless suportar a ultima norma 6E e o computador ter um volume muito pequeno, gostava que tivesse a placa Wireless num slot do formato M.2 2230, em vez de se encontrar soldada na motherboard, para possibilitar futura troca no futuro.

Em conclusão, este é um Mini PC da Beelink muito interessante, onde a principal estrela é o processador da AMD, pela sua performance e eficiência. É um daqueles produtos que apesar do seu pequeno volume, tem alguma expansibilidade e uma performance que pode deixar envergonhado alguns Desktops mais antigos ou de uma gama mais baixa.
Nos pontos restantes, está bastante bem equipado e como este processador, apesar da sua qualidade, não é da última geração de processadores da AMD, a proposta a nível de custo/performance torna-se mais atractiva.

A ZWAME agradece à Beelink a disponibilização da amostra para análise.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo