AnálisesDestaque

Análise ao SSD KIOXIA Exceria Pro 2TB. Performance superior

7 gigabytes. Por segundo.

Fotos

Este SSD chega-nos em mais uma embalagem com o formato já familiar da Kioxia.
O grande destaque é, naturalmente, um certo “7300”.

No interior da caixa de cartão encontramos um guia de iniciação rápida e, o mais importante, a drive, acondicionada numa proteção plástica.

Superficialmente, este é mais um vulgaríssimo SSD M.2 2280.

Todos os componentes se situam na face superior.
O PCB parece, no entanto, suportar eventuais versões de maiores capacidades usando as duas faces.

Por baixo do autocolante, além dos 4 chips de flash encontramos o controlador deste SSD, marcado como Kioxia TC58NC1210GSE. A Kioxia não confirma nem desmente a origem deste controlador, mas é um segredo pouco secreto que no miolo deste se encontra um Phison PS5018-E18, um controlador de alta performance que serve de base a alguns dos melhores SSDs PCIe 4.0 do mercado.
O controlador conta ainda com 2GB de DDR4 3200MT/s da SK Hynix.

O Exceria Pro já instalado na slot primária do nosso sistema Z690.

Foto de família.

Software

Para apoiar os seus SSDs a Kioxia continua a disponibilizar a aplicação SSD Utility. No entanto, a maneira como o faz tornou-se bastante confusa, ultimamente. Na página de download encontramos um quadro que sugere diferentes versões da aplicação para diferentes modelos de SSD. Seguindo essas instruções, descarregámos a versão recomendada para o Exceria Pro.

Apenas para descobrir que praticamente não funciona no Windows 11.

Quando já nos preparávamos para escrever algumas coisas pouco simpáticas sobre o suporte de software da Kioxia, resolvemos experimentar a ultima versão da aplicação disponível no dito quadro, apesar de nada indicar que fosse compatível com Windows 11 ou o SSD em análise.

Ora, não só esta versão se revelou perfeitamente compatível com o Windows 11, como suporta todos os SSDs da KIOXIA que temos disponíveis.
Não percebemos exatamente o motivo que leva a KIOXIA a criar tamanha confusão na página de download, quando aparentemente esta é desnecessária, pelo que encorajamos fortemente a marca a resolver esta questão rapidamente, disponibilizando apenas uma versão do utilitário que suporte toda a gama de consumidor e suporte explicitamente o Windows 11 (está na hora).

De resto, a aplicação mantém a mesma funcionalidade de sempre, já amplamente coberta por nós noutras análises de drives da marca, com amplas capacidades de monitorização, diagnóstico, atualização de firmware e manutenção das drives, além de possibilitar o contacto direto com o suporte técnico.
Mantém-se também a possibilidade de criar uma pen USB com uma versão bootable do aplicativo.

Página anterior 1 2 3 4Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo