AnálisesDestaque

Análise ao SSD KIOXIA Exceria Pro 2TB. Performance superior

7 gigabytes. Por segundo.

Conclusão

Este Kioxia Exceria Pro é, confortavelmente, o SSD mais rápido que já nos passou pelas mãos, e um dos mais rápidos do mercado, atingindo velocidades de transferência na prática muito próximas das anunciadas.
Numa altura em que começam a surgir diversas drives PCIe 4.0 que na prática entregam performance perfeitamente ao alcance de interfaces 3.0, é bom ver uma marca que preferiu levar o seu tempo até lançar um produto que usa a tecnologia na sua plenitude no lugar de ceder ao marketing fácil de lançar um produto menos capaz mais cedo mas com o 4.0 na caixa.

5 e 7GB por segundo e 1 milhão de IOPS são números que sem dúvida impressionam. Pode até dizer-se que atualmente são números desnecessários para uma grande maioria de utilizadores. Haverá, ainda assim, um nicho de profissionais para quem SSDs deste calibre são mais do que bem vindas, como drives de trabalho. Além disso, o advento de tecnologias como DirectStorage deverá tornar estes níveis de performance bastante mais relevantes para uma grande fatia da comunidade gamer nos próximos anos.

Disponível por cerca de 380€, o KIOXIA Exceria Pro de 2TB é das opções mais acessíveis dentro da sua classe. A versão de 1TB é ainda mais competitiva, já que os 160€ por que se encontra ficam ligeiramente abaixo da concorrência mais directa.

Gostaríamos apenas de ver a KIOXIA a arrumar um pouco a casa no que ao software diz respeito, já que a atual situação e desnecessariamente confusa, e também de ver números um pouco maiores de Endurance. Não que 400 e 800TBW sejam maus, especialmente aliados aos 5 anos de garantia, mas com marcas clientes a oferecerem valores superiores com a mesma flash, não vemos motivo para que a própria fabricante da dita flash não possa fazer o mesmo, até como sinal de confiança no produto.

De resto, todos os que, por necessidade atual ou para precaver o futuro, procurem uma drive PCIe 4.0 de elevada performance, tem neste KIOXIA Exceria Pro uma excelente conjugação de performance, preço e garantia. Recomendado.

A ZWAME agradece à Kioxia a disponibilização do produto para análise.

Página anterior 1 2 3 4

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo