AnálisesDestaque

Análise às memórias Corsair Vengeance DDR5 5600MHz

Configuração, Compatibilidade, Software

Como é normal, após a instalação este kit assume, por defeito, os 4800MHz CL40 da especificação JEDEC.
Para o colocar à velocidade nominal é necessário ativar o perfil XMP na BIOS.

Este é um passo bastante simples, no entanto, não requerendo mais do que um ou dois clicks na esmagadora maioria dos sistemas. No nosso caso, bastou um click para ativar o perfil e outro para guardar as alterações feitas na BIOS, após os quais o sistema reiniciou com as memórias a 5600MHz em poucos segundos.

Estávamos também um pouco curiosos em relação à compatibilidade destas Vengeance, que usam chips de memória da Samsung, com as nossas Dominator, que utilizam memória da Micron.

Por defeito o sistema reduziu um pouco a velocidade base, de 4800 para 4533MH, mas fora isso arrancou sem qualquer sobressalto com todos os 64GB de memória, que não tiveram qualquer problema em trabalhar em conjunto. Já nos foram, inclusive, bastante úteis para testes que implicaram o uso de unidades virtuais de armazenamento em RAM.

Este kit também é compatível com a aplicação iCUE da Corsair. Neste caso não há RGB para personalizar, mas as funções de monitorização e alerta são plenamente suportadas.

A utilização de diferentes modelos de memória em simultâneo também não afeta a capacidade da aplicação de os reconhecer devidamente, disponibilizando sem qualquer problema as funcionalidades suportadas por cada um.

E o overclock?

Sendo este kit baseado em chips de memória da Samsung, esperávamos conseguir tirar mais uns MHz deles, ou talvez tirar uns ciclos às latências.
Infelizmente, tal não foi possível. Por muita voltagem que lhes déssemos e por muito que relaxássemos as latências, o sistema simplesmente recusou-se a arrancar com qualquer frequência superior aos 5600MHz CL36 nominais.
Ficámos um pouco desapontados, mas é mais um relembrar de que overclock nunca é garantido e que os produtos apenas têm de cumprir o que anunciam nas especificações, coisa que estes módulos fazem na perfeição. O resto é bónus.

Página anterior 1 2 3 4Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo