AnálisesDestaque

Análise às memórias Corsair Vengeance DDR5 5600MHz

Benchmarks

Todos os resultados foram obtidos no nosso sistema Z690, como windows 11 como SO.
Como termo de comparação temos as Corsair Dominator Platinum RGB DDR5 5200MHz CL38 e a especificação JEDEC base de 4800MHz CL40.

AIDA64

No AIDA64 vemos um crescimento quase linear da largura de banda com a frequência, como seria expectável.
A latência também é substancialmente mais baixa com as Vengeance que nos restantes casos, fruto da combinação de maior frequência com timings mais baixos.

CineBench R23

O CineBENCH R23 parece indicar que a performance da memória não tem particular influência em tarefas de rendering, pelo menos com este motor.

Blender

Já o Blender conta uma história ligeiramente diferente.
Ganhos de 3% não parecem muito expressivos quando se traduzem em apenas alguns segundos, mas em trabalhos mais complexos e demorados, facilmente se tornam em minutos, o que pode ser significativo.

Handbrake

Já codificação de vídeo sim, parece absolutamente insensível à memória, tanto com H264 como com HEVC.

7-Zip

Compressão e descompressão de ficheiros é, tradicionalmente, bastante dependente da largura de banda.
Neste caso particular vemos a descompressão a não ser tão afetada como a compressão, no entanto. Provavelmente alguma otimização da arquitetura Alder Lake a vir ao de cima.

GRID Autosport

Este teste foi feito separadamente com uma GTX 960 dedicada e com a UHD Graphics 770 integrada no CPU.

O teste com a gráfica dedicada mostra que a velocidade da memória continua a ser fator para quem procura a máxima performance em jogos. Neste caso observamos melhorias de até 4% nos FPS médios e, mais importante, de até 8% nos mínimos.

Naturalmente, a performance da gráfica dedicada é muito dependente da performance da memória de sistema, já que é a única memória de que dispõe. Ressalvamos ainda que este é um jogo já antigo e que em títulos mais modernos, mais vorazes por memória, as diferenças provavelmente serão ainda maiores.

Conclusão

Estas Vengeance cumprem plenamente com aquilo a que se propõem, são memórias para quem procura apenas isso, memórias, sem adereços.
Gostámos do design consensual, do baixo perfil e da performance.
Este kit encontra-se de momento por cerca de 300€ o que é um valor muito competitivo para um kit de 32GB de DDR5 5600MHz.
O elefante na sala continua a ser, claro, a DDR4, já que esses 300€ ainda representam o dobro do valor pedido por um bom kit de DDR4 de igual capacidade.
Assim, por enquanto, a nossa primeira recomendação continua a ser que baseiem todos os novos sistemas em DDR4.
Para quem quer absolutamente avançar já para a nova tecnologia, consideramos que a combinação de excelente compatibilidade, boa performance e “bom” preço fazem destas Vengeance de 5600MHz uma excelente opção. Levam o nosso recomendado dentro da DDR5.

A ZWAME agradece à Corsair a disponibilização deste kit para análise.

Página anterior 1 2 3 4

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo