AnálisesDestaque

Mini PCs Beelink SER 3200U e Beelink SEi8 8109U

Windows

Beelink SEi8 8109U

O Beelink 8109U vem de origem com o sistema operativo Windows 11 Professional licenciado e ativado. Além disso, não vem com mais nenhum software desnecessário instalado, sem ser o que é instalado pelo próprio Windows.

Beelink SEi8 8109U

Outro ponto positivo com os computadores da Beelink, é que chegam-nos sempre com todos os drivers instalados e não é preciso andar à procura de drivers, para poder usar o hardware.

Beelink SEi8 8109U

Nesta imagem temos uma visão geral das propriedades do processador, gráfica e memória RAM.

A nível do processador, podemos ver que tem 2 cores com Hyperthreading e um TDP de 28 W. Algo positivo de ver é que todas as funcionalidades do processador, estão ligadas na BIOS (Se estivessem desligadas, estariam a vermelho no campo “Features”), o que ainda acontece em alguns computadores vendidos ao público.

Beelink SEi8 8109U

A nível da gráfica integrada, o mais importante é o campo onde se pode ver que ele tem “48 Unified Shaders”, o que é o dobro do normal nesta geração de processadores da Intel e que faz com que a sua performance seja melhor e que tenha o nome de “Iris Plus”.

Beelink SEi8 8109U

A nível da memória RAM, este printscreen mostra-o com 2 módulos e 16 GB de RAM, de quando foi testado em “dual channel”, mas de origem ele vem só com 1 módulo de 16 GB de RAM e por isso, funciona em “single channel”, o que não é o ideal a nível de performance.

O DIMM de RAM que vem com o computador é da Crucial e pode correr a 3200 MHz, no entanto, como este processador só suporta RAM até 2400 MHz, ele está a esta velocidade.

Beelink SEi8 8109U

A placa Wireless Intel AC-3165, que vem com este computador, é algo antiga. Só suporta a norma AC (Wireless 5), mas suporta dual band. A maior limitação é só suportar 1 stream, o que faz com que não passe dos 433 Mbits em 5 GHz.

Beelink SEi8 8109U

O SSD NVMe que vem com este Mini PC também é uma escolha pouco comum. O SSD é o Intel 660p. É um SSD que usa NAND QLC, o que é um tipo de NAND mais barata a nível de custo, mas que tem o contra de ter uma performance fraca e uma durabilidade mais curta que a comum NAND TLC da maior parte dos SSDs que se encontram à venda atualmente.

A performance, enquanto os dados são mantidos em cache, no SSD, é bastante aceitável, mas quando a quantidade de dados transborda a capacidade da cache, a performance cai a pique, para os níveis de SSDs com interface SATA.

Entretanto a Intel separou o departamento de SSDs e foi criada uma nova empresa, com o nome Solidigm, que irá funcionar de forma independente.

Beelink SEi8 8109U
Beelink SEi8 8109U
Beelink SEi8 8109U

Comento este 3 printscreens em conjunto, porque esta é a parte onde este Mini PC me deixou bastante confuso e, mesmo agora, não consigo compreender este tipo de configuração, colocado por defeito, na BIOS deste Beelink.

A questão é a seguinte. Este CPU tem um TDP de 28 W. Este TDP é relativo ao seu uso, antes do processador entrar em Turbo. Quando um processador entra em Turbo, durante uns segundos ou milissegundos, pode atingir TDPs bastante superiores.
Este processador tem 2 níveis de Turbo. “PL1”, que é o Turbo mais duradouro, que normalmente pode estar ativo durante largos segundos e “PL2”, um “PL2”, um Turbo mais curto, normalmente que só dura alguns milissegundos, onde o TDP ainda é maior.

O estranho neste Mini PC é que os dois Turbos, estão configurados por defeito, com um valor de TDP mais baixo que o TDP definido antes do Turbo. No uso Base, está definido com um TDP de 28 W e nos Turbos “PL1” e “PL2” está limitado a 25 W de TDP.
Não consigo compreender em que cenário isto pode fazer sentido e faz com que o comportamento do processador seja bastante estranho.
A primeira consequência é que, ao mínimo load, o processador entra no estado “throttling”, mesmo que a temperatura do processador seja baixa, como se pode ver nas imagens. Em “throttling”, o processador reduz artificialmente a performance do processador, para entrar de novo dentro dos limites do TDP.
Isto acontece porque, no uso base, ele tem uma margem até aos 28 de TDP, é criado load, o processador apercebe-se que precisa de mais performance, entra em Turbo e como o limite do TDP é mais baixo, entra em “Throttling” e na realidade, a performance fica pior.
Conclusão, quando é preciso mais performance por parte do processador, na realidade, ele disponibiliza menos performance.

Isto é um comportamento quase esquizofrénico, que não entendo e que nunca tinha visto noutro computador. Se a nível de arrefecimento, a capacidade máxima era de 25 W de TDP, tanto o base, “PL1” e “PL2” deveriam ter sido colocados a 25 W.

De referir que experimentamos colocar a última BIOS e o problema manteve-se igual.

Beelink SER 3200U

Em relação ao Sistema operativo do Beelink SER 3200U, a situação é igual à do Beelink SEi 8109U. Também vem com o sistema operativo Windows 11 Professional licenciado e ativado. Também não vem com software desnecessário instalado, sem ser o que a Microsoft vai colocando, cada vez mais, na versão base do Windows.

Beelink SER 3200U

Nesta imagem temos, novamente, a visão geral das propriedades do processador, gráfica e memória RAM.

A nível do processador, também temos os mesmos 2 cores com Hyperthreading, mas agora com um TDP de 15W. Novamente, todas as funcionalidades do processador, estão ligadas na BIOS (Se estivessem desligadas, estariam a vermelho no campo “Features”).

A grande diferença no TDP, relativamente ao processador da Intel, deve-se à presença de uma gráfica integrada mais simples e pequena e há não existência daqueles 128MB de eDRAM, que se encontram no processador da Intel.

Beelink SER 3200U

Curiosamente, este pequeno computador, vem também apenas com 1 DIMM de RAM, o que o coloca a funcionar em single channel, que não é ideal e o DIMM que vem com o computador é exatamente o mesmo do Mini PC da Intel, um Crucial que pode atingir os 3200 MHz.
Ao mesmo tempo, a AMD também decidiu que a velocidade máxima da memória só poderia ir até 2400 MHz e por isso, este DIMM também está a correr à mesma velocidade do computador da Intel, apesar de poder funcionar a velocidades bem superiores.

Beelink SER 3200U

O SSD também é o mesmo Intel 660p que se encontra no outro computador, com todas as limitações de performance e durabilidade que isso acarreta.

Beelink SER 3200U

A nível da placa wireless utilizada, também é o mesmo modelo, com a mesma limitação de 433 Mbits quando é usado a 5 GHz.

Beelink SER 3200U
Beelink SER 3200U

Como é possível ver, o processador da AMD não está configurado da mesma forma “estranha”, que está o processador da Intel. Ele tem um TDP base de 15 W e pode ir até 54 W em Turbo, durante um período de tempo muito pequeno.

Como referido anteriormente, este TDP base mais baixo deve-se fundamentalmente a uma gráfica integrada mais simples e à não presença de 128 MB de eDRAM. A gráfica integrada tem apenas 3 “Compute Units”, o que numa gráfica da AMD, serve apenas para o 3D mais básico.

Página anterior 1 2 3 4Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo