AnálisesDestaque

Análise ao Mini PC ECS LIVA One A300

Mais poderoso do que parece

Unboxing

Este barebone chega-nos numa caixa com uma pega embutida que torna o seu transporte muito prático.

Numa das laterais temos todas as especificações do sistema.

No interior encontramos, logo a abrir, o sistema. Vem bastante bem protegido por todos os lados, excepto pelo topo, onde tem apenas a espessura da tampa de cartão a separá-lo do exterior.

Na parte inferior tem os restantes acessórios bem como o manual de instruções. Na imagem não aparece a caixa com o cooler por falha da nossa parte.

Entre os acessórios contamos com a indispensável fonte de alimentação, um suporte que permite colocar o computador na vertical, de design simples mas funcional e ainda um adaptador VESA, que permite a montagem do sistema na traseira de um monitor.

A fonte de alimentação é fornecida pela FSP. Esta é uma fonte de 19V, de dimensões algo generosas, e é capaz de fornecer até 120W.

Os olhos mais treinados notam que a nossa amostra, vinda direta de Taiwan, trouxe o cabo com ficha tipo B. É expectável que unidades adquiridas localmente tragam o cabo correto. Quanto a nós, não foi problema, já que a fonte suporta voltagens de 100 a 220V e tem o conector standard de 3 pinos, pelo que rapidamente encontramos um cabo compatível com as nossas tomadas no fundo de uma gaveta.

Exterior

Na frente temos o botão ON, duas portas USB3 de 5Gbps, duas portas USB-C capazes de 10Gbps e dois jacks audio de 3,5mm, um combo e um apenas de entrada.

Na traseira temos uma slot para cadeados Kensington, a porta de alimentação, uma porta DisplayPort, uma HDMI, uma porta de rede 2,5 GbE, duas portas USB2 e duas USB3.
A nossa amostra inclui ainda a porta VGA opcional. Uma porta VGA pode parecer algo deslocada em hardware moderno, mas este tipo de sistemas têm muitas aplicações em ambientes empresariais e industriais, onde as portas VGA são ainda muito usadas e necessárias. Como alternativa, existe a opção de equipar este sistema com uma segunda porta DP no lugar da VGA.
As protuberâncias plásticas, nos extremos, alojam as antenas wireless.
Por fim, podemos ver um parafuso, o único que é necessário desapertar para aceder ao interior do sistema.

O sistema no seu suporte vertical.

Interior

O sistema de retenção do cooler consiste em 4 parafusos, que devem ser apertados pela ordem assinalada. O cooler traz pasta térmica pré-aplicada, bem como pads térmicos que fazem contacto com o VRM que rodeia o socket.
Por baixo da ventoinha temos as duas slots para módulos de memória SO-DIMM DDR4. Dependendo do CPU instalado, o sistema suporta até 64GB de DDR4 até 3200MHz.

A ventoinha é simplesmente encaixada do seu lugar. Por baixo da bandeja de 2,5” temos duas slots M.2, uma para a placa de rede WiFi, ocupada por uma Intel 3165wng, e uma 2280 para uma drive NVMe.
A slot M.2 para o SSD sofre de uma condicionante severa quando são utilizados APUs das series 2000 e 3000, no entanto. Devido ao número reduzido de linhas PCIe disponíveis desses APUs, a slot funciona apenas em modo x1, limitando a largura de banda a cerca de 1GB/s. Com APUs das series 4000 e 5000 essa limitação não existe.

O sistema de retenção do SSD M.2 consiste num pino plástico que dispensa ferramentas.

Na bandeja pode ser instalada qualquer drive SATA de 2,5”, SSD ou mecânica, permitindo dotar este sistema de uma capacidade de armazenamento interna bastante generosa.

Página anterior 1 2 3 4 5Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo