Artigos

Sistemas operativos desktop (1ª Parte)

Algumas respostas gerais

Não, ainda não é agora a bonecada. Primeiro algumas opiniões em forma de resposta:

1. Porque é que as pessoas suportam o Windows? Relativamente simples. Conseguiram ganhar um grande share no mercado empresarial, numa altura em que apesar de haver algumas alternativas, todas tinham falhas e muitas delas nem estavam na parte técnica. Foi desde má gestão, pior “bundling”, pior suporte a nível programático, etc. Os factores são muitos.

A questão é, quando as pessoas começaram a ter um computador pessoal, foram escolher o que conheciam ou pela passagem de palavra dos amigos. E depois há um factor que acho que ninguém gosta de admitir. A pirataria. Quase sempre bastante simples e, mais uma vez, na minha opinião, só ajudou a Microsoft na passagem “da palavra”.

Quanto às releases menos conseguidas. Na maior parte dos casos, havia alternativa ou houve alternativa em pouco tempo. Bob – Windows 3.1 e windows 95, Windows Millenium – Windows 98 SE e pouco depois Windows XP.

Quanto ao Vista. Se fosse outra empresa, tinha tido gravíssimos problemas.

Altas expectativas no inicio, cancelamento de componentes todos os meses, uma primeira release que não trazia nada de novo, lento, ambiente gráfico mal pensado e à frente do seu tempo a nível de hardware, dada importância a componentes sem qualquer importância, infinitude de versões com preços idiotas e sem valor acrescentado.

Felizmente saiu o Windows 7, que foi bem recebido, apesar de não resolvido todos os problemas e ser um pouco conservador.

Seja como for, por agora a Microsoft está “safa”.

2. A Apple e o OS X. Este é um caso muito complicado de analisar, pois levanta muitos “amores e ódios”.

Primeiro que tudo, o OS 9 era uma desgraça tecnicamente e a Apple sabia disso.

Tentaram comprar a Beos e na minha opinião, ainda bem que não compraram e foram comprar a Next. Não pela empresa em si, mas pelo Homem (com H grande) que colocaram à frente da Apple.

Olhando para o passado, pergunto-me como é que o OS X teve sucesso….

Olhemos para a receita. Um kernel mach, userland bsd, uma pitada visual Apple (admito, é bonito), cocoa, carbon. Que grande misturada! Um pouco incrível como as peças se encaixaram umas nas outras (sim, deve estar muito trabalho por trás).

Olhemos para as evoluções. Muitas coisas positivas foram adicionadas, sem dúvida. O sistema operativo é moderno, mas faz-me alguma confusão o seu tão grande sucesso.

Do hardware já não pode ser, porque hoje em dia um Apple é na maior parte das vezes, igual a um pc, mas mais caro.

Estabilidade, velocidade….mmm. Serei só eu que já viu vários kernel panics em OS X, mais que blue screen em Windows 7 e versões recentes de Linux?

Serei só eu que vejo o OS X a consumir Ram que nem um obeso?

Serei só eu a ver aplicações “third party” que passado algum tempo de estarem abertas, começam a “comer” cpu que nem uma hiena?

E o que me chateia mais. Serei só eu a ver apresentadas, de forma histérica, “inovações” que não são qualquer novidade?

– Time Machine? Alguém teve os mesmos orgasmos com o lançamento do Shadow copy em Windows, snapshots LVM em Linux ou snapshots Zfs em Solaris?

– Spaces? Ok, eu lembro-me de como o Steve Jobs apresentou esta funcionalidade e ainda hoje não acredito na “lata” que ele teve ao “elevar ao céu da excelência” esta funcionalidade.

Porque nativamente, fora Windows, tudo tinha a opção de “spaces” desde o século passado (literalmente). Mesmo em Windows, havia ferramentas free e mesmo um powertoy.

– Stores? “There is an app for that”? Será que alguma vez as pessoas tiveram a oportunidade de olhar para um repositório de aplicações de Debian ou Freebsd? Onde alem da quantidade, há resolução de dependências e updates às aplicações instaladas.

E o controlo de qualidade? Quantas vezes um update não matou o java virtual machine? Ou introduziram novos bugs? Ou nem corrigiram por completo os bugs que deveriam corrigir? Ou mataram aplicações, quando têm um “parque” de aplicações menor que no mundo Windows?

Penso que nos últimos tempos este ponto tem sido melhorado, mas mesmo assim, há erros que não deveriam ser cometidos.

Como alguém uma vez me disse. “Se lixares um servidor, tens backups. Se lixares um desktop, provavelmente quem se lixa és tu.”.

A nível cliente, parece-me que a Apple acerta especialmente pela facilidade de uso, a simplicidade, pela integração entre as aplicações e especialmente, pelo cuidado com os pormenores.

Por ultimo e um pouco já fora do tema. Como é que a Apple, com uma base Bsd e a facilidade com que cria ferramentas que lidem com programas “mais complicados” de configurar, não tem um share enorme no mercado Servidor?

Eles tinham tudo para serem os melhores e deixaram escapar essa oportunidade. Talvez não lhes interesse. É pena.

Página anterior 1 2 3Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo