Depois do lançamento de várias placas gráficas de sucesso da série HD5xxx que com elas nos fez chegar o mundo do DirectX11, eis que nos chega agora pela mão da ASUS, a EAH5850. Esta pode ser considerada uma placa gráfica de média/alta gama, com um preço aproximado de €280,00 e que nos parece ser direccionada para um publico alvo que gosta de ter boa qualidade mas a um preço que não mexa muito no orçamento. Com esta série, a ATI tem um conjunto expressivo de placas gráficas de gamas média e alta que actualmente não têm concorrência directa da Nvidia, devido à sua demora na conclusão da placa denominada Fermi, a Nvidia não apresenta de momento nenhum produto DX11 no mercado. Isso poderá mudar em breve, mas entretanto a ATI vai ficando por cima o que não é bom para o mercado, ou seja, havendo concorrência os preços baixam. Hoje vamos levar a ASUS EAH5850, 1GB DDR5 “Code Name Hemlock", a testes, em Default e Overclocking e desvendar o que a ATI preparou para nós com esta placa gráfica. Esta placa utiliza o core e a memória a velocidades de 725MHz e 1000MHz respectivamente. Podemos ainda verificar que tem 1440 stream processors, 256bit ROP e de bus de memória, juntamente com 32 ROPs, as unidades de textura são de 72. Comparando com as suas irmãs mais potentes, em load a HD5850 tem uma potência de máxima de 170 watts, contrastando com os 294W da HD579 e com os 188w da HD5870. Em Idle esta placa é simplesmente impressionante com um consumo máximo de 27W. Características Fotos Nesta imagem podemos ver o bundle que acompanha a gráfica, em destaque o cabo de oito pinos e o adaptador DVI/HDMI. Para os jogadores, a ASUS oferece um voucher do Colin McRae DIRT-2 Como já referido anteriormente esta placa suporta DirectX 11, isto significa que utiliza Shader Model 5 e ComputeShader / DirectCompute 11. Além disso, como outras placas recentes, a HD5850 suporta PCI-Express 2, bem como aceleração Blu-Ray via ATI Avivo. De seguida fazemos uma breve explicação sobre as principais características. Características Shader Model 5 Shader Model 5 fornece um novo conjunto de instruções, com uma arquitectura que é unificada em todos os tipos de sombreamento (Vertex, Hull, Domain, Geometria, Pixel e Computação). Por exemplo SV_Coverage fornece detecção de bordas, optimizados e flexíveis para o anti-aliasing, permite-nos mais rapidez na filtragem de sombras e oclusão de ambientes. DirectCompute 11 DirectCompute 11 é uma das principais características do DirectX 11 utilizado nas ASUS ATI Radeon EAH5850, aplica-se a jogos e na produtividade e melhora o desempenho de ambos. Em cenários relacionados com a produtividade permite ao GPU executar o processamento de vários trabalhos, como por exemplo alguns efeitos de vídeo. Num jogo por exemplo, o sistema é capaz de melhorar a utilização de múltiplos núcleos de CPU para melhorar Física. Tessellation Através da utilização de dois novos shaders (Hull e Dominion), incluído no Shader Model 5/DirectX11, a ASUS ATI Radeon EAH5850 inclui o Tessellation melhorado. Através da utilização do Tessellation melhorado, os jogos têm o potencial de incluir personagens, objectos, roupas e terrenos, com detalhes adicionais. Essencialmente, a GPU pode dividir a cena num grande número de secções, o que torna o processo muito mais fácil do que em DirectX 10 e permite assim aumentar o nível de detalhe. Hardware Utilizado Motherboard: ASUS Maximus III Formula Placa Gráfica: ASUS EAH5850 CPU: INTEL Core i5 Disco Rígido: OCZ Vertex 120GB Memórias: GSkill PC12800 4Gb Eco 1.35v CL7 (2x2Gb) DDR3 Fonte de alimentação: Gigabyte ODIN 1200Pro Cooler: Scythe Ninja Caixa: GIGABYTE Poseidon 310 Nota: Todos os testes foram realizados com o SO Windows Vista Home Premium O máximo OC estável 24/7 que conseguimos foi Core no 775 e Memórias a 1125, não é um overclocking muito alto, mas não deixa de ser um bom resultado tendo em conta que não houve alterações nas voltagens. Com alterações nas voltagens a sensação que tenho é que escala e muito esta gráfica. Core: 775 Memórias: 1125 Benchmarks Para todos os testes usámos como drivers, os ATI 10.2 que já são bastante superiores aos ATI 9.12 que saíram inicialmente, com bastante menos incompatibilidades e muito mais estáveis, apesar de precisarem ainda de algum trabalho, já conseguem tirar algum partido do poder de processamento desta placa. Como esperávamos, o comportamento da gráfica foi muito bom, tendo em conta que para os gráficos que apresentamos, os settings usados para cada jogo podem ser vistos antes do gráfico. No que diz respeito ao overcloking, achamos que foi bastante bom, tendo em conta que conseguimos cerca de 775MHz no Core e 1125MHz nas memórias que representa um Overclock de 50MHz no core e 125MHz nas memórias, com cooler de origem. Não podemos deixar de salientar que em alguns jogos o OC, estável, provocou um aumento considerável de FPS. A pedido de várias famílias juntámos alguns Benchmarks de jogos que já suportam DX11. Jogos AF & AA: Disabled by game's cfg TEXTURE QUALITY: Gamer OBJECTS QUALITY: Gamer SHADOWS QUALITY: Gamer PHYSICS QUALITY: Gamer SHADERS QUALITY: Gamer VOLUMETRIC EFFECTS: Gamer GAME EFFECTS QUALITY: Gamer POSTPROCESSING QUALITY: Gamer PARTICLES QUALITY: Gamer WATER QUALITY: Gamer MOTION BLUR: Gamer AF & AA: Disabled by game's cfg FIRE: Very High PHYSICS: Very High REAL TREES: Very High OVERALL QUALITY: Very High VEGETATION: Very High SHADING: Very High TERRAIN: Very High GEOMETRY: Very High POST FX: High TEXTURE: Very High SHADOW: Very High AMBIENT: High HDR: Yes BLOOM: Yes FIXED TIME STEP: Yes DISABLE ARTIFICIAL INTELLIGENCE: Yes FULL SCREEN: Yes Aspect Ratio: Auto Anti-aliasing:2x Screen Refresh Rate: 60 Hz Sync Every Frame: No Shadows: Yes Specular Map: Yes Depth of Field: Yes Soften Smoke Edges: Yes Ragdoll: Yes Bullet Impacts: Yes Texture Quality: Manual Texture Resolution: High Normal Map Resolution: High Specular Map Resolution: High Preset: Extreme Renderer: Enhance full Dynamic lighting (DX11) MSAA: 4x MSAA for A-tested objects: Off Enable Tesselation: Yes Contact Hardening Shadows: Yes Graphics detail level: high Shadows enabled: yes Particles enabled: yes Wind: yes Crowd enabled: yes Tessellation: yes Cloth enabled: yes Triilinear: yes Skidmarks enabled: yes Dynamic_ambient occ enabled: yes Night lighting volumes: yes Shadows: yes Physics Environmental Damage: yes Binary: Windows 32bit Visual C++ 1500 Release May 26 2009 Operating system: Windows Vista (build 6002, Service Pack 2) 32bit CPU model: Intel(R) Core(TM) i7 CPU 920 @ 2.67GHz CPU flags: 2673MHz MMX SSE SSE2 SSE3 SSSE3 SSE41 SSE42 HTT GPU model: ATI Radeon HD 5900 Series 8.01.01.984 1024Mb SettingsRender: direct3d10.1 Mode: 4xAA fullscreen Shaders: high Textures: high Filter: trilinear Anisotropy: 4x Occlusion: disabled Reflection: enabled Refraction: enabled Volumetric: enabled HardwareBinary: Windows 32bit Visual C++ 1500 Release Oct 22 2009 Operating system: Windows Vista (build 6002, Service Pack 2) 32bit CPU model: Intel(R) Core(TM) i7 CPU 920 @ 2.67GHz CPU flags: 2673MHz MMX SSE SSE2 SSE3 SSSE3 SSE41 SSE42 HTT GPU model: ATI Radeon HD 5900 Series 8.01.01.984 1024Mb SettingsRender: Direct3d11 Mode: 4xAA fullscreen Shaders: high Textures: high Filter: trilinear Anisotropy: 4x Occlusion: enabled Refraction: enabled Volumetric: enabled FutureMark A ASUS deu-nos mais uma vez a oportunidade de testar uma das suas placas e devo dizer que fiquei muito bem impressionado pela sua performance, não fosse a ATI actualmente a melhor marca de gráficas do mercado. Das coisas que mais me surpreendeu positivamente foi o nível de ruído da ventoinha, mesmo em Overclocking idle, foi sempre silenciosa, apenas se tornou mais ruidosa em load mas isso não podia deixar de acontecer. Destaco pela Positiva Performance, só lá para Abril teremos algo que eventualmente lhe possa chegar, apesar dos drivers ainda serem imaturos, e terem ainda alguma margem de progressão. Até hoje, é para mim o melhor cooler de referência da ATI, com excelente design e capacidade de arrefecimento. Excelente qualidade de construção, com condensadores sólidos e digital PWM, o PCB reserva já alguma capacidade de expansão para futuras edições o que denota o pensamento da AMD/ATI na poupança de tempo e dinheiro. Tecnologia eyefinity, um must have para quem é adepto de multi-display. Baixo consumo de energia. Suporte para Direct3D 11, bem como para as tecnologias OpenCL e ComputeShader. Destaco pela Negativa As drivers continuam a ser o calcanhar de Aquiles da ATI, apesar desta tecnologia já ter saído em Dezembro e de já estarmos nas terceiras drivers/hotfixes, ainda existem alguns bugs e queixas por parte dos seus donos, com hardware desta qualidade, se o investimento fosse um pouco virado para o software, a ATI não tinha concorrente no mercado, espero que em breve isto seja corrigido. Conclusão Esta é uma placa gráfica de média/alta gama com uma boa relação qualidade/preço/performance, permite à ATI ficar à frente da concorrência por algum tempo, cheia de inovações, e a pensar no futuro, com baixo consumo, merece sem dúvida o RECOMENDADO da ZWAME. Agradecimento A ZWAME agradece à ASUS pela disponibilidade do material para teste.