Análises

Adaptador NVMe-PCIe 5.0 Sabrent EC-TFPE

Se, como nós, possuírem um sistema com suporte a PCIe 5.0, mas sem que nenhuma delas chegue às slots M.2 poderão necessitar de um adaptador PCIe -> M.2 . Tal necessidade bateu-nos recentemente à porta, pelo que aproveitamos a ocasião para vos deixar aqui um pequeno unboxing, bem como as razões da escolha do adaptador em questão.

O adaptador chegou-nos numa caixa de cartão, com todas as características relevantes enumeradas na traseira.

No interior encontramos o adaptador bem acondicionado em espuma protectora.

Em geral, estes adaptadores são simples PCBs que redirecionam as linhas da slot PCIe para a slot M.2, não necessitando de qualquer chip ou grande quantidade de componentes extra, além do eventual condensador de filtragem.
Este não é exceção, com o valor acrescentado a vir na forma da caixa-dissipador incluída.
Esta caixa pode também ser facilmente removida e o adaptador usado sem ela.

Esta caixa é reminiscente da Caixa Externa M.2 Sabrent EC-SNVE, usando um design semelhante e o mesmo mecanismo de fecho.

O dissipador vem com um generoso adesivo térmico pré-aplicado.

Além do adaptador, a Sabrent inclui ainda um saquinho de acessórios compostos por uma tranca plástica sobresselente e um adesivo térmico extra, de espessura mais reduzida, para acomodar eventuais drives mais espessas. Um bom toque, na nossa opinião.

A montagem de SSDs é extremamente simples e sem necessidade de qualquer ferramenta, sendo fixo pela pequena tranca plástica.
Sim, aquele é um novo Kioxia PCIe 5.0 e, sim, haverá análise em breve. Fiquem atentos. 🙂

Com a necessidade do adaptador justificada, porquê este modelo específico?
Como dissemos, estes adaptadores são PCBs de redirecionamento, dispositivos relativamente simples. O PCIe 5.0 funciona com tolerâncias bastante apertadas, no entanto, e é necessário um PCB de boa qualidade para garantir a integridade do sinal. É possível que adaptadores mais antigos, ou que não mencionem explicitamente suporte a 5.0, funcionem sem problemas, mas há também a possibilidade de não estarem à altura das exigências e obrigarem os sistemas a reverter para velocidades inferiores.
Por esse motivo optamos por este Sabrent, por suportar 5.0 oficialmente, por ser de uma marca com boa reputação e com a qual temos boas experiências e porque os cerca de 20€ que custa não são muito diferentes de outras ofertas no mercado, particularmente considerando as suas mais valias.
Uma opção a ter em conta por quem necessitar de um produto destes.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo