Artigos

Ubuntu 11.04 – Alguns pensamentos (2ª Parte)

Ubuntu 11.04 alpha 1

Alegrem-se, é agora que vem a bonecada.

Considerando que o Ubuntu 11.04 é a primeira pedra numa longa caminhada, não quis deixar de aproveitar de dar uma olhada pela primeira alpha.

Atenção, sendo a primeira alpha há muitas criticas a fazer, mas apesar de muita coisa estar errada, não quer dizer que o potencial não esteja lá.

É uma questão de aperfeiçoar, mudar, afinar e só depois da release é que podemos ter uma ideia se o Ubuntu está no bom caminho ou a um passo do precipício.

Umas ideias gerais do Unity:

1.  Como muitos devem saber o Unity começou por um projecto para netbooks, que vai ser passado para a distribuição principal.

2.  Com o Gnome Shell a ser integrado no Gnome 3, é um enorme risco estar a apostar “quase” sozinho noutra direcção.

3.  Será que o Unity é mesmo uma coisa nova e revolucionária? Não, mas também não é uma cópia descarada.

4.  No topo temos uma barra que tem como objectivo de ser a barra que tem os menus das diversas aplicações. Onde já se viu isto? Está é fácil. Mac OS X.

5.  Do lado esquerdo temos uma barra de tarefas, um pouco como a barra de tarefas do OS X e Windows, mas mais simples. Não vi previews, nem stacks, mas dá para fazer “pin” a uma aplicação.

Vou ser sincero, nos ecrãs de hoje em dia, que são 16:10 ou 16:9, faz-me sentido que a barra de tarefas esteja na lateral e não no fundo do ecrã, por “default”.

No entanto esta barra não me lembrou directamente Windows nem OS X e penso que vai acontecer o mesmo a grande parte das pessoas.

Fez-me lembrar algo mais antigo….

Sim. NextStep, do nosso amigo “Jobs”.

E o que é mais interessante? Existe uma implementação open source baseada no NextStep…

…Chamada AfterStep.

A questão é, será que vale a pena a Canonical estar a “inventar a roda”?

Quem poder, experimente o AfterStep. A versão incluída no Mandriva foi das melhores que já vi. Penso que vale a pena experimentar, para quem é mais “geek”.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo