Notícias

Novidades AMD Catalyst

Amd Catalyst – Dezembro 2010

Antes de tudo algumas notas. Este artigo é sobre os futuros drivers de gpus da AMD. No entanto o artigo baseia-se completamente no material fornecido à imprensa e, infelizmente, não tive a possíbilidade de os testar.

A segunda nota é que apesar dos drivers serem um componente fundamental para o uso de uma gráfica, não é a notícia mais emocionante da vida e não é concerteza o que a maior parte das pessoas esperava ver noticiado esta segunda-feira.

Seja como for, vamos dar uma olhada pelo que foi apresentado.

Este é o primeiro slide da apresentação, onde a AMD resume bem em que pontos se vai focar no futuro. “Estabilidade“, “Performance” e “Inovação“.

Este slide tem vários pontos importantes.

1.  Definição dos 3 componentes principais dos drivers. O “Control Center“, “Estrutura de drivers unificada no mesmo pacote” e “OpenCL“. Dou relevo a este último ponto, onde espero que a AMD e as empresas de software apreveitem cada vez mais as capacidades de processamento das gráficas.

2.  Suporte para diversos sistemas operativos, onde não se esqueceram dos utilizadores de “Windows XP” e “Linux

3.  Suporte para gpus “Desktop“, “Notebook” e “Chipset“. É bom ver que em portáteis já é coisa do passado andar atrás dos drivers específicos OEM. No entanto, noto a falta de suporte de GPUs integrados nos CPUs, mas como o produto ainda não está no mercado, penso que será essa a razão para não estar incluído.

Estabilidade com a promessa dos drivers oficiais serem sempre certificados pela Microsoft, que na minha opinião vale o que vale. É mais um “carimbo” em que o GPU passa por certos testes, mas, mais uma vez, na minha opinião, não garante tudo.

Performance com a promessa de updates mensais. Não é propriamente uma novidade, mas fica a promessa.

Inovação é a parte mais genérica, pois prometem melhorias e novas funcionalidades, mas não dizem quais, o que se compreende.

1 2 3 4 5Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo