Chromium OS – Flow by Hexxeh
O Cr-48 da Google, o netbook para teste do Chrome OS, já correu as bocas do mundo. Hoje venho dar a conhecer o Flow, uma build do Chromium OS. Para os que não sabem, o projecto Chromium é a base do Chrome, quer do browser, quer do sistema operativo, e que, sendo Open Source, está disponível a todos o código-fonte do mesmo.
O Flow é uma build do Chromium OS, feita por um programador, de nickname Hexxeh. A interface será familiar a quem já utiliza o browser Chrome/Chromium, sendo as extensões também compatíveis.
O conceito do Flow é em tudo semelhante ao do Chrome OS, não fosse a filosofia e a espinha dorsal a mesma: a Internet e nada mais. Se quer ter uma ideia do que será o Chrome OS da Google, porque não experimentar?
Com Flash e HTML5 incorporados, o Flow permite tirar partido da Internet em pleno. O sistema operativo em questão, tal como o Chrome OS, é a web, pura e dura, nada mais. As características mais relevantes do Flow, resumidamente, são:
- Menus personalizáveis pelo utilizador;
- Updates automáticos;
- Suporte à aceleração por hardware com GPU Nvidia (incluindo o ION);
- Suporte a webcam.
O sistema pode funcionar em modo Live, a partir de uma pen USB, mas é também possível instala-lo em disco. Estão também disponíveis para download imagens de disco para VMware. Em baixo pode ver o Flow a correr no VMware Player.
Instalação
A instalação em paralelo com outros sistemas operativos requer um outro sistema operativo Gnu/Linux, mas caso o objectivo seja usar o Flow como o único sistema operativo na sua máquina, há um instalador que pode ser utilizado (atenção: a instalação recorrendo ao instalador do Flow implica a perda dos dados existentes no disco)
Considerações finais
Se o objectivo é navegar na net, este sistema operativo “alternativo” cumpre sem dúvida a sua função. A interface não será um problema para quem já usa o browser Chromium/Chrome e até as extensões são compatíveis. Contudo, há algumas limitações ao nível do suporte ao hardware, limitações essas que podem mesmo tornar a utilização normal do computador impraticável.
No que toca a à rapidez de resposta, testei este sistema operativo no meu computador, a correr a partir de uma pen USB e fiquei desiludido: navegar entre tabs, abrir menus e navegar pelas páginas web tornaram-se uma experiência penosa. A situação não foi melhor no VMware Player.
Não é de todo recomendável usar o Flow como sistema operativo, ainda assim, há que dar mérito ao responsável pelo projecto.