ArtigosDestaque

Distribuições de Linux Portuguesas

Linius 2006

http://www.linius.pt

Algumas considerações. Não conhecia, nem me lembro deste projecto, mas segundo o website é o “Linux da Justiça”.

Agora vou especular um pouco, depois de ter visto a distribuição. Este projecto, do Ministério da Justiça, parece-me que foi um projecto para instalar nos seus Desktops, Linux, com alterações para o seu ambiente. O projecto é claramente derivado da Caixa Mágica e é muito provável que tenha tido a contribuição da Caixa Mágica. No entanto há algumas perguntas que ficam por responder. Porque é que um projecto interno do Ministério da justiça, tem um site, com a possibilidade de qualquer um poder fazer o download do sistema operativo? Quase parece uma estratégia de publicidade, para dizer que o Estado usa open source. A outra grande questão é se a distribuição está “morta”? Isto porque a última release foi em 2006. Será que ainda é utilizado internamente ao fim de tanto tempo? Tenho as minha dúvidas, mas gostava de saber o status deste projecto, para saber se isto não foi apenas um momento passageiro de “consciência com open source” e que passou rápido ou que passou rápido.

Passando à distribuição.

Este é o écran de início do cd de instalação. Tenho que admitir que gosto da apresentação. Simples e bonita.

Ora bem, o installer não engana ninguém. Este é o antigo installer da Caixa Mágica e que já não é usado.

O uso deste installer também diz da antiguidade desta distribuição.

Apesar de antigo, gosto bastante deste installer. É muito simples, como podem ver e na parte inferior, temos os diversos passos a nível de evolução de instalação. Pode-se andar para trás e para a frente, caso se queira alterar algum pormenor. Para o tempo que foi, penso que a Caixa Mágica fez um óptimo trabalho na parte de instalação.

Na instalação é possível escolher os diversos componentes principais e mesmo escolher ao pormenor os pacotes. Isto é algo que não percebo muito bem, visto ser uma distribuição com um fim próprio e por isso não deveria dar azo a grandes personalizações.

Esta é outra parte que gosto na parte de instalação. A criação de utilizadores é simples e tem a possibilidade de criar mais que um utilizador, o que mesmo em distribuições modernas, nem sempre acontece.

Criar uma disquete de arranque? Muitos devem-se estar a perguntar o que é uma disquete e porque é que os installers davam essa opção.

Não liguem, o passado é passado.

Uma palavra sobre a instalação de pacotes. Apesar de o teste destas distribuições ter sido feito no mesmo hardware, achei bastante lento a velocidade com que eram instalados os pacotes, especialmente tendo em conta que a distribuição está contida num CD e não num DVD.

Por fim temos o écran de login. Penso ser o antigo de gnome, mas gosto da sua simplicidade.

A área de trabalho é interessante. Está em português, como seria de esperar, mas tem a barra principal do gnome da parte de baixo. Não sei se para imitar um pouco o funcionamento do Windows.

Na barra superior, temos um motor de busca da área em questão, o que me parece acertado, pois dá um acesso rápido ao que normalmente se vai fazer nesta distribuição.

Como podemos ver o kernel já é bastante antigo. A versão é a 2.6.16.

Isto em si não seria mau, se fosse uma distribuição com long term support e fossem lançados updates ao kernel, fazendo backporting, como a Red Hat faz. Mas não me parece ser o caso, tanto do kernel, como dos restantes programas, pois a seguir a ter instalado o sistema operativo, verifiquei que não havia qualquer update para fazer.

Aqui podemos ver o motor de busca a funcionar e podemos também reparar que dá resultados actuais, o que é algo positivo.

O Firefox está costumizado, mas a versão é a 1.5, o que já é bastante antigo.

Este é o antigo painel de controlo da Caixa Mágica, o “Lucas”. Para ser sincero, nunca gostei do interface e das vezes que o usei, tinha sempre algum erro irritante que era mais fácil resolver por linha de comandos do que por este painel de controlo.

Felizmente, a distribuição não instala centenas de aplicações. O que na minha opinião é sempre positivo.

O que acho estranho é numa distribuição do Ministério da Justiça, termos um menu de jogos. Este sistema operativo deveria ser só para trabalhar e os jogos deveriam ter sido retirados.

OpenOffice 2.0, que também já é bastante antigo.

E mais um exemplo da antiguidade desta distribuição. Tem o Java 1.4.

Por fim queria apenas salientar que me parece que esta distribuição está morta e é pena. Dá a sensação que houve um esforço para implementar open source no Ministério da Justiça e que ao fim de algum tempo deixaram cair a distribuição. Gostava de saber os motivos. Falta de adaptação? Motivos políticos, como mudança de governo? Não sei.

Na minha opinião, quando uma distribuição morre, não se deve deixar o acesso a essa mesma distribuição de uma forma pública. Só vai desiludir quem a for experimentar. O site já não devia existir, nem os repositórios.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo