ArtigosDestaque

Distribuições de Linux Portuguesas

Alinex 3.9.10

http://www.alinex.org

Mudando de ares e partindo para uma distribuição que não está em nada ligado à Caixa Mágica.

O Alinex é uma distribuição feita pela Universidade de Évora, em colaboração com a Junta da Estremadura (Espanhola). Isto é, a Junta da Estremadura tem uma distribuição chamada Linex e daí o nome Alinex. Esta distribuição pelo que sei é baseada em Ubuntu e por isso o Alinex também é baseado nesta distribuição.

Os objectivos do Alinex, pelo que percebo, foi criar um projecto no departamento de informática da Universidade de Évora, com o objectivo de se ligar à sociedade, penso que, especificas daquela região.

A ultima versão que saiu é a 3.9.10, que como vão ver é baseado em Ubuntu 9.10. Penso que esta versão do Alinex deve ter saído pouco depois do Ubuntu 9.10, mas não encontro a data ao certo. O que reparo é que a ultima notícia do site é de 2008. Isto para dizer, que tal como o Linius, não sei se o projecto está morto ou vivo.

Seja como for, vamos dar uma olhada pelo Alinex.

O boot não engana. É uma distribuição baseada em Ubuntu. Reparo que não alteraram a imagem do écran de boot, o que é algo relativamente simples de fazer e daria outra imagem à distribuição. Isto porque logo de inicio dá a sensação que estamos perante algo mais parecido a um remaster do que a um projecto mais independente.

Depois do boot, que é um livecd, podemos reparar que foi alterado o wallpaper, o sistema operativo está em português, mas a nível visual, não parece ser muito diferente de outro Ubuntu.

Acedemos à ajuda da distribuição e não houve qualquer esforço em alterar nada. É o mesmo help, em português, do Ubuntu 9.10.

Quem já instalou um Ubuntu via livecd, não vai precisar de saber mais nada, visto que o installer é exactamente igual. Por um lado é bom, porque o installer do Ubuntu é simples, rápido e eficaz.

Os repositórios são iguais aos do Ubuntu, por isso os updates que existem para Ubuntu, são os mesmos que vão existir para o Alinex.

Aqui um pequeno pormenor. Como tinha afirmado, esta versão é baseada no Ubuntu 9.10. É uma pena que o projecto Alinex não tenha uma versão baseada no 10.04, visto é uma versão com suporte a longo termo e por isso podiam ter releases mais espaçadas, sem prejudicar os utilizadores e sem dar a sensação que o projecto está morto.

Visto que até ao fim da instalação, nada surpreende, vamos ver as diferenças a nível de aplicações instaladas. Neste menu podemos ver que está instalado o Emacs e o Xabacus, programas estes que não vêm no Ubuntu por default.

Temos um menu dedicado a programas dedicados a trabalho cientifico.

Temos outro menu, com diversos programas ligados a educação.

E um menu dedicado a programação, onde destaco o Eclipse.

A minha review do Alinex fica-se por aqui, porque tirando estar em português, ter um wallpaper diferente e mais importante, ter diversos programas instalados, que não vêm por default no Ubuntu, não passa de um Ubuntu 9.10.

Onde quero chegar é que, com um Cd do Ubuntu 9.10, pode-se chegar aos mesmos resultados e por isso parece-me mais um remaster do que uma distribuição independente, o que acho uma pena, pois o Ubuntu pode servir de base e uma boa base para algo mais diferente.

Outro ponto que me quer parecer é que a distribuição é feita a pensar nos alunos desta Universidade, especialmente na área de Engenharia. Não vejo em que ponto esta distribuição se liga com a sociedade ou abranje algum elemento especifico daquela região.

Para concluir, por todos os pontos já referidos, a distribuição fica a saber a pouco, isto quando antes de conhecer o projecto, se tem outras expectativas.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo