ArtigosDestaque

Distribuições de Linux Portuguesas

Paipix 10.2.19

http://paipix.org/pt_paipix.html

Não sei bem como começar por fazer a review do Paipix. Isto, especialmente por duas razões.

Primeiro, não sei bem de quem é a responsabilidade do projecto. Ao ler o site dá-me a ideia que o trabalho é feito por uma pessoa só ( António Amorim ), por outro lado a distribuição tem repositórios na Universidade de Lisboa. A minha questão é se este é um projecto oficial da Universidade de Lisboa ou um projecto apenas de alguém que está ligado a esta universidade?

Segundo ponto e mais estranho, é que a distribuição é baseada em Debian 5, tem os seus próprios repositórios, mas não encontrei forma de instalar a distribuição. Eu garanto que andei a correr tudo o que era menus (e são muitos), mas não encontrei uma forma de a instalar, o que me parece muito estranho para uma distribuição que tem repositórios próprios. Neste ponto admito que tenha sido erro meu e não da distribuição.

Outro ponto, no seguimento das duas últimas distribuições. Não sei se o projecto está vivo ou morto, visto que o site não é actualizado desde Janeiro de 2010 e ainda fala da versão 9.10 e a última release (a que testei), parece-me ser de Fevereiro do mesmo ano.

Por último, a distribuição parece-me que não se foca apenas no mercado português, mas também para quem fala inglês, o que dá outra abrangência à distribuição.

A review vai ser muito curta, mas cá vamos.

A distribuição é um livecd com mais de 4GB, o que indica logo que temos instalado de base muitos programas, o que é uma realidade.

Como disse a distribuição é baseada em Debian 5 e ainda usa KDE 3. Uma opinião, se acho KDE 4 mau, KDE 3 acho absolutamente terrível, pois é, para mim, o ambiente gráfico mais confuso que existe.

A distribuição não esconde em nada que é baseada em Debian 5. Alias, fora os programas instalados, muito ligados a ciência, servidores e educação e a colocação de vários scripts, é igual a um Debian 5. Na verdade e ao contrário de outras distribuições, parece-me que o autor também não esconde esse facto e por isso não nos podemos sentir “enganados” neste ponto. No entanto e mais uma vez, parece-me ser mais um remaster que uma distribuição independente.

Aqui temos o menu do Paipix, onde temos acesso a dezenas de opções.

A minha análise do Paipix fica por aqui, pelas razões que enumerei. Sei que é uma análise muito pequena e que posso estar a ser injusto com a distribuição, mas foi a opção que tomei.

Mais uma vez, não gosto muito da filosofia de carregar uma distribuição com centenas de software, pois a maior parte das pessoas não vai usar nem 10 % do que está instalado. Se uma pessoa quiser instalar software que precisa, vai ao repositório. Não é uma operação difícil.

Nesta distribuição, podemos dizer que tem de tudo um pouco instalado, desde o simples cliente de email a servidor de base de dados, o que me faz um pouco de confusão.

Também mais uma vez, parece-me ser um remaster, apesar de ver trabalho feito a nível de acesso a scripts para facilitar a vida ao utilizador final. A questão é se vale a pena tornar público um remaster, visto que é algo que muitas pessoas conseguem fazer e fazem, mas para uso empresarial ou pessoal.

Por ultimo, gostava de saber, se a distribuição está “viva”.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo