Artigos

Android x86 – Android no seu PC

A popularidade do Android tem crescido avidamente. Multiplicam-se os smartphones Android e começam também aparecer tablets a privilegiar este sistema operativo. É sem dúvida um concorrente ao iOS da Apple e uma referência no mundo Open Source.

Como o Android foi desenvolvido para a arquitectura ARM, não é possível corre-lo num computador comum. Ainda assim, graças à sua vertente Open Source, qualquer utilizador com os conhecimentos e recursos pode adapta-lo ou até fazer algo completamente diferente. O Android x86 é um porte do Android “comum”  para que possa correr na arquitectura x86, utilizada por grande parte dos computadores pessoais.

É possível correr o Android x86 em modo live, a partir, por exemplo, de uma pen USB, ou ainda instala-lo no disco. Abaixo ficam algumas screenshots do sistema a correr numa máquina virtual, instalando-o no disco.

Com base no Android 1.6,  as únicas diferenças são poder-se usar o rato e o teclado e, obviamente, não se poder fazer nem receber chamadas ou SMS. Notei alguma lentidão, na transição entre menus e destaco também a impossibilidade de usar o Flash, ainda assim, é aceitável a experiência que proporciona ao utilizador.

Homepage

Download

Lista de hardware compatível

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo