ArtigosDestaque

AMD Fusion – Apresentação

A apresentação acabou, mas tem um Backup, que a meu ver, é mais interessante que a apresentação em si.

Aqui temos o roadmap para as plataformas móveis por parte da AMD e parece-me muito interessante.

Em 2011, temos o já conhecido Bobcat e o Llano, que pode ter dois ou quatro cores, com GPU integrado, em 32 nm.

Em 2012, temos uma evolução do Bobcat, que pode ir de 1 a 4 cores e mais surpreendente, é a 28 nm. Será que vai ser produzido na TSMC e não na Globalfoundries? Por outro lado temos um mais tradicional Bulldozer de 2 a 4 cores, também com GPU integrado e a 32 nm.

Temos aqui o roadmap para desktops. Não muda muito. A diferença em 2011 é a entrada do Bulldozer com 4 e 8 cores, mas sem GPU. Em 2012, já vamos ter o Bulldozer com 8 cores, mas com GPU integrado.

Aqui temos as plataformas móveis da AMD para 2011 e 2012. Não há muito a dizer. Só reparo que o “Wichita” fala em Tablets. Espero que não venha demasiado tarde.

O mesmo roadmap, mas para desktops. Não vejo grandes surpresas, sem ser que em 2012, todos os processadores terão um GPU integrado.

Aqui vemos as vantagens que pode ter a junção de um CPU e GPU, em que o CPU trata do processamento em geral e o GPU não trata só de jogos, mas sim de outro tipo de processamento mais específico.

Neste slide, a AMD demonstra que é possível fazer um CPU moderno e de baixo consumo.

É out-of-order, algo que não acontece no Atom, 64 bit, sem as limitações artificiais da Intel (como o VT por exemplo), unidades de vírgula flutuante e branch predictors avançados e tudo isto num pacote em 40 nm.

Aqui ficam as vantagens que existe em colocar o GPU no mesmo pacote do CPU. Maior bandwidth e menor latência, penso que são as principais vantagens.

Aqui temos ao pormenor, o Bobcat. De referir o processamento pelo GPU de H.264, VC1, Xvid e Divx. O controlador de memória é single channel, o que pode não fazer grande diferença.

A nível de IO, temos dois motores digitais para display, vga integrado e 5 lanes Pci-Express 8x.

Temos uma tabela detalhada com as especificações do Bobcat, ao pormenor.

Temos aqui o line-up para 2011. Para ser sincero, não percebo o que é Dorado e o Danube. Processadores Phenom, com placas gráficas “à parte” da própria AMD?

De referir também o Scorpius, que tem um octo core Bulldozer.

Mais uma visão, mas de outra forma, do que o “Vision” pode fazer.

Uma visão geral do Vision, Apu, Multi-core e Radeon. Nada a referir que já não se saiba.

As notas de cada slide. Dá para perceber melhor como a AMD conseguiu alguns dos resultados.

O slide final.

Para concluir. Penso que os slides dizem bem das intenções da AMD. Só quero dar valor a um pormenor. Penso que o futuro da computação está em SOC (System on a Chip). Isto é, cada vez vai-se integrar mais componentes no processador. Isto vai sendo possível com a diminuição nos processos de fabrico.

Não é só a AMD a seguir este caminho. É algo que é visível nas diversas empresas que fabricam CPUs, tanto ARM, Power, SPARC, etc.

Com isto não quero dizer que placas externas ao processador não podem fazer melhor trabalho, mas relembro a todos o que aconteceu aos aceleradores externos de vírgula flutuante. Essa unidade não era integrada no processador e muitas pessoas não precisavam. Entretanto, houve a possibilidade de colocar externamente, noutro socket, um acelerador de vírgula flutuante e existiam de várias marcas. O que aconteceu é que esta unidade passou a ser incluída no processador e por fim o mercado de aceleradores externos de vírgula flutuante, desapareceram do mercado consumidor.

Olhem para o APU da AMD e podem ver o futuro, com GPU cada vez mais poderosos a ser integrados nos processadores. Isto vai fazer “mossa” no mercado de gráficas low e mid-end. Talvez o mercado high-end nunca desapareça, mas só o tempo o dirá.

Página anterior 1 2 3 4 5

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo