AnálisesDestaque

Silicon Power USB 3.0 PCI Express Card

Hardware Utilizado

Motherboard: ASRock A330ION que usa o processador Atom N330 Dual Core 1,6 GHz. RAM: 2GB RAM DDR3 1066MHz. Disco 250GB 2,5 5400 RPM Caixa Externa USB 3.0 com disco da Samsung 1TB 7200 RPM.

Instalação do Software

Testes

Foram efectuados testes com o HD Tune Pro 4.5 de leitura e escrita. Depois de usar o disco em contexto real a mover bastantes dados em vários computadores não consideramos importante testar extensivamente com vários testes sintéticos o mesmo. As diferenças são evidentes. Primeiro ligado a uma porta onboard USB 2.0 e de seguida ligado à Placa PCI da Silicon Power.

USB 2.0 Leitura

USB 2.0 Escrita Os valores em leitura e em Escrita são praticamente idênticos o que demonstra que está limitado pelo interface. Seria de esperar que a Leitura fosse bastante mais rápida do que a Escrita. A utilização do CPU varia entre 5,5 e 6,2%.

USB 3.0 Leitura

USB 3.0 Escrita

Como seria de esperar a Escrita é inferior à Leitura mas o salto de USB 2.0 para USB 3.0 é tremendo. É dar uma nova vida ao hardware que temos com uma placa que se espera bastante acessível. A utilização do CPU é de 8,9 – 9,3%. Um pouco mais elevada do que no USB 2.0 mas estamos com um processador bastante limitado. Não será nunca este um factor limitante.

Representação em gráfico dos testes. A azul está representada a performance conseguida com USB 2.0 e as barras a vermelho representam os valores obtidos com USB 3.0.

Conclusão

É evidente o ganho que se consegue ao adicionar a capacidade de USB 3.0 a qualquer computador. De modo a percebermos se haveria ganhos significativos optamos por usar hardware muito limitado quando pensamos em termos de computadores actuais. Se pensarmos que os discos externos são maioritariamente para armazenamento e os preços proibitivos dos SSD para terem este efeito é simples de recomendar esta placa para todos so que têm computadores sem USB 3.0. Fica também demostrado que não faz sentido actualmente escolher discos externos USB 2.0. Com os preços a descer e a retrocompatibilidade com USB 2.0 vale a pena adquirir uma caixa externa ou disco USB 3.0. A inclusão da possibilidade de adaptar a placa às caixas normais e a half-size é mais um ponto positivo para todos os que têm um HTPC.

Agradecimento

A ZWAME agradece à Silicon Power a sample para análise.

Página anterior 1 2

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo