Artigos

Wireless: E o som?

À medida que a tecnologia avança, cada vez mais se encontram formas de abandonar as ligações por cabo. Desde redes Wifi, internet 3G e periféricos bluetooth, já praticamente tudo é possível ligar sem fios. Mas no meio desta luta para livrar o nosso espaço de cabos, ganhando com isso mobilidade, o som continua a ter limitações…

Quando comprei um portátil, entrei numa “missão” de conseguir livrar-me de todos os cabos. A ideia era que tudo funcionasse por wireless, de forma a poder ter liberdade total, sem perder acesso a coisas como internet, armazenamento externo, impressora, etc.
Ora como muitos devem saber, as primeiras são fáceis. Ter internet sem fios é tão fácil como comprar um router com funcionalidade wireless e uma placa wifi, caso o computador não traga uma integrada. Ou então, para 100% de mobilidade, existem ainda ofertas 3G.
Para o armazenamento externo sem fios, é necessário um router com porta USB e que permita usar essa porta para ligar um disco externo. Em alternativa, mesmo que o router não tenha porta USB, é possível comprar armazenamento de rede (NAS). Este tipo de armazenamento liga-se ao router através de um cabo de rede (RJ45) e pode ir desde um simples disco rígido a soluções mais completas (vários discos, RAID, etc).
Muitos dos restantes periféricos, como ratos, teclados e impressoras ou multi-funções, podem ser adquiridos com funções wireless (WiFi ou Bluetooth) incorporadas. No caso de impressoras/multi-funções sem capacidade wireless, podem ainda ser ligadas a routers com porta USB e função de printserver.

Agora a minha questão é: E o som? É possível ter o som a reproduzir numas colunas, com qualidade, sem usar cabos?
Sendo eu apenas um entusiasta, tentarei apresentar algumas opções, com os seus respectivos problemas e no fim falarei naquilo que para mim é a melhor solução.

1 2 3Página seguinte
Etiquetas

Artigos Relacionados

Close