Artigos

Wireless: E o som?

As tecnologias RF (creio ser essa a designação) e IR são as mais comuns, havendo há algum tempo no mercado conjuntos emissor/receptor, que não só são capazes de transmitir som como imagem. Também o seu preço é relativamente baixo (a partir de 40€/conjunto) e, no caso dos RF, o seu alcance é razoável. Contudo, com o aumento da distância vem também a perda de qualidade. No caso dos IR é mesmo necessário que os aparelhos se consigam ver, ou seja, não pode haver obstáculos entre eles. Por fim, há ainda a susceptibilidade de interferências, que é bastante. Em alguns casos pode-se mesmo começar a captar o som vindo de outros dispositivos (ex: televisão do vizinho).
Outro problema desta tecnologia é que requer um aparelho fixo de entrada e outro de saída, o que só o torna viável para aparelhos fixos. Por exemplo, desktops, HiFis, vídeos, televisores, etc. Existe esta tecnologia em auscultadores, mas continuam a precisar de um emissor fixo. Ou seja, para quem se pretende libertar dos cabos, acaba por não ser uma solução.

Começam também a estar disponíveis no mercado dispositivos com A2DP, protocolo que viabiliza a transmissão de audio stéreo por bluetooth. Aqui a tarefa é facilitada pelo facto de muitos telemóveis e computadores terem bluetooth incorporado. O próprio dispositivo de recepção, sejam auscultadores ou colunas, traz também bluetooth incorporado. Isto faz com que, no papel, esta tecnologia seja perfeita. Não há mais cabos, não há mais dispositivos e há a possibilidade de mobilidade total.
O problema começa com a parte prática, sendo logo o primeiro problema o alcance. Tudo o que encontrei neste género de aparelhos, tinha como distância máxima 10m e pela minha experiência já é um valor muito optimista. Também as colunas que encontrei equipadas com bluetooth, eram colunas compactas, destinadas essencialmente a leitores/telemóveis MP3, cujo o som também não era muito superior às colunas de um portátil.
Encontrei ainda receptores bluetooth A2DP próprios para ligar a sistemas de som, através de um simples jack, algo que julgo ser uma novidade no mercado. Aqui a grande vantagem está em poder usar umas colunas decentes, com a facilidade de bastar dois clicks no portátil ou telemóvel para enviar o som para lá. Fiquei um bocado céptico em relação a isto e embora inicialmente tenha ficado surpreendido, rapidamente me apercebi que a qualidade de som estava longe de aceitável. Não sei se isto terá a ver com o dispositivo em si, pois a minha experiência ficou-se pelo Belkin Bluetooth Music Receiver, que foi o mais acessível que encontrei (cerca de 25€). Tentarei testar outros dispositivos no futuro, de forma a verificar se os resultados são melhores, ou se o problema estava noutro lado.

Página anterior 1 2 3Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo