ArtigosDestaque

Apresentação do Sistema Intel Sandy Bridge

A Intel não descurou as plataformas para Entusiastas e Gamers, apresentando-nos 3 tipos de CPU’s Core i5, Core i7 e Core i7 Extreme Edition, como já vem sendo hábito.
De realçar que as séries Core i5 e Core i7 “K” nomeadamente o 2500K e o 2600K, respectivamente têm o multiplicador desbloqueado que permite uma maior capacidade de Overclocking. A maioria dos 2600K permitem atingir mais do que 1Gb de Overclocking o que é muito bom.

O Core i7 Sandy Bridge usa 8MB Intel Smart Cache e um controlador de memória integrado (IMC) que suporta dois canais de memória DDR3 com velocidades até 1333, os Core i5 e i3 terão caches L3 de 6MB, como podemos observar no quadro em baixo.

Nas seguintes imagens podemos observar o funcionamento desta nova arquitetura em que destaco a partilha da memória cache entre os 4 cores, o elemento gráfico e o controlador de memórias permitindo assim diminuir bastante os tempos de acesso.

É interessante saber que os novos chipsets da série 67 virão com controladores SATA 3 e embora não nativos, todos eles, muito provavelmente, virão com suporte para USB 3.0 usando um controlador NEC já nosso conhecido. O chipset P67 terá duas pistas PCIe x8 extra para placas gráficas, daí terem suporte para SLI e Crossfire, pena que ainda não tenham suporte para 2x 16. Este chipset vem equipado também com um controlador Intel Gigabit LAN, adicionando assim mais uma mudança relativamente aos chipsets anteriores, mudança esta que pode preocupar os fabricantes habituais de placas de rede integradas.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo