AnálisesDestaque

Palit Geforce GTX 570 1280 MB

Overclock

Dado o pouco tempo disponível, não se aprofundou no overclock. Foi possivel correr a placa a 800/1600/2000 mhz (core/shaders/memoria) sem subir voltagens e sem problemas.

O nemesis11 chegou a testar a placa a 1700 mhz de shaders, mas revelou alguma instabilidade, sendo que estável ficou nos 1650 mhz. Entretanto ele não mexeu no core clock nem nas memórias.

O Cooling não permite grande overclock sem ter que forçar as fans a rodar quase no máximo (85%), tornando-a muito ruidosa.

Consumos/Temperaturas/Ruído

Temperatura

Testes de temperatura com a placa defaut. A ventoinha foi deixada em auto.

  • Amb: Sensor colocado no escritorio
  • Idle: Sistema ligado apenas no desktop do Windows sem nada a correr até estabilizar
  • MKV: Reprodução de um vídeo em alta definição 1080p
  • Heaven: Temperatura máxima durante o teste com o Unigine Heaven
  • BOINC: Temperatura ao correr o projecto Collatz Conjecture em modo GPU até estabilizar.
  • FurMark: Temperatura máxima atingida durante este programa.

A Gigabyte GTX 460 tem um cooler custom com 2 fans, que se revelou muito eficiente e bastante silencioso, daí a GTX 570 apresentar temperaturas superiores, alem claro, de gastar mais. Mas são temperaturas aceitáveis.

Consumos

Leitura de consumo com um medidor externo, ou seja o consumo total do sistema.

  • Idle: Sistema ligado apenas no desktop do Windows sem nada a correr.
  • MKV: Reprodução de um vídeo em alta definição 1080p
  • Fluids: A correr o ParticleFluids, uma demo da Nvidia para as capacidades CUDA e física.
  • Heaven: consumo máximo durante o teste com o Unigine Heaven
  • FurMark: consumo máximo atingido durante este programa.


Naturalmente a placa vai consomir mais que as outras duas, embora aceitável para a sua performance, especialmente em idle.


Aqui temos o consumo da maquina que o Nemesis11 fez. O CPU é um AMD Phenom X6 1090T @ 3.7 Ghz 1.35V, fonte Silverstone de 1000W (80 plus gold), 1 drive optica, 1 SSD e 1 disco de 80 GB 3,5″ 7200 RPM
Para 1 e 2 gráficas, a motherboard utilizada é uma Asrock 890GX Extreme4, mas esta não reconhece a 3ª gráfica, logo no teste de 3, utilizou-se uma Asrock 890FX Deluxe4.
A caixa utilizada é uma SilverStone Raven2, que apresenta 3 enormes ventoinhas de 180 mm e ainda uma de 120 mm.

  • Idle (min e max): Sistema ligado apenas no desktop do Windows sem nada a correr.
  • CPU: A correr o projecto ABC@Home (6 instâncias), com as gráficas em idle
  • SETI: A correr o ABC@HOME e ainda o seti@home no GPU
  • Milkway: A correr o ABC@HOME e ainda o milkway@home no GPU

O consumo com as 3 placas é algo assustador e de notar que o projecto milkway@home puxa mais que o seti@home. Denotar que a adição de placas adicionais adicionou um consumo em idle entre 20 e 30w, logo podemos concluir que esta placa consome 20 a 30w da tomada (logo a placa vai gastar um pouco menos, relembrar as perdas da fonte) em idle, confirmando o que a nvidia diz (~25w).

Do resto, tendo em conta este consumo, a fonte de alimentação está à vontade com estas placas. Até uma fonte de 750w reais de qualidade iria aguentar com este sistema. Uma Corsair AX750 com 750w de carga e eficiencia de 87% é 860w a ser puxado da tomada.

Relembrar que 700w da tomada corresponde a uns 590-600w fornecido pelas fonte (85-87% eficiencia nesta faixa de carga), portanto esta fonte não só aguentava com 3 GTX 580, como ainda podia aguentar com um overclock mais pesado no sistema.

Isso é mais para dizer que vê-se muita gente a sugrir e comprar sistemas single VGA e a depois colocam fontes de 750w para cima, quando só em situações de 3 placas de topo + overclock extremo que vai extrair tais quantidades de energia.
Se bem que infelizmente as melhores fontes que se encontra é tudo na faixa dos 700w a 1000w, havendo poucas fontes no mercado entre os 500w e 700w com qualidade “soberba”.

Ruído

A placa em idle não se ouve quase nada, a puxar nota-se um aumento, nas nada de extraordinário, mas há um preço a pagar, que é as temperaturas, onde chegou a ir a bater nos 80ºc em pleno inverno!!! Claramente a regulação de origem deixa a desejar, o que recomendo utilizar o MSI Afterburner ou equivalente. Com regulação manual as temperaturas não passaram dos 60ºc, embora já se ouvia o ronco da poderosa ventoinha!

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo