ArtigosDestaque

Windows Small Business Server 2011 Standard

Consola de Administração do SBS2011

Como podem ver, em parte, na imagem anterior a esta, no desktop temos um shortcut para a consola do SBS2011 e quando o sistema operativo arranca, a consola aparece logo em primeiro plano

Eu aqui queria levantar já alguns pontos. Será mesmo preciso uma consola específica para este produto, quando os diversos produtos integrados, têm a sua própria consola e a Microsoft não as escondeu ou retirou? Apesar de ser um produto virado para pequenas empresas, a pessoa que instala o sistema operativo não deveria ter os conhecimentos básicos para não precisar desta consola? Uma consola que só trás o básico, não levará a que o servidor não fique completamente configurado? Todas estas perguntas vou tentar responder no final.

Em relação à consola, quando ela é aberta, dá logo a ideia que foi feita para ser simples de usar. Do lado esquerdo temos algumas configurações básicas a fazer e do lado direito, temos o status de vários componentes. No topo temos as diversas tabs para cada secção de configurações.

Tentei por isso seguir-me pela consola e uma das primeiras tarefas é ligarmos o servidor à internet, que vai correr um wizard.

E aqui temos o primeiro problema. Ele detecta que há um serviço de DHCP a ser fornecido por um Router e aqui temos duas opções, que na verdade é só uma. Desligar o serviço de DHCP do Router ou continuar.

Como podem ver neste écran, a opção é só uma, pois se carregarmos em continuar e deixarmos o Router a fazer de servidor de DHCP, o wizard falha e pede para o voltarmos a correr.

Eu percebo que a Microsoft tenha criado este produto como sendo um “burro de carga”, em que todos os serviços são geridos por produtos dentro do Windows, mas esta parte não faz sentido, pois conheço tanto empresas pequenas como grandes, que têm o serviço de DHCP fora do Windows e totalmente independente do Windows. Este produto deveria ter em consideração isso e não dar apenas uma solução.

Devido a este facto, não desliguei o serviço de DHCP do Router, pois acho que no meu caso não faz sentido e fui ver como ele se comporta no resto das configurações.

Quis configurar um ip e nome público por esta consola, no entanto, como o wizard anterior falhou (no pensamento da consola), não me deixa efectuar esta operação.

Fui então para a tab de utilizadores e grupos, para ver o que esta consola tinha para dar. As opções nesta parte são simples e possíveis de fazer na consola da Active Directory sem qualquer problema. Dito isto, gostei da opção de criar múltiplas contas.

Além de utilizadores, temos uma sub tab para “roles”, que para simplificar, são templates, com privilégios, que podem ser dados a utilizadores. Nesta parte podemos criar as nossas próprias “roles” que sejam as melhores para a empresa em causa.

Por último temos uma sub tab de grupos, com muitos dos grupos mais importantes, já criados, o que facilita sempre a vida. No entanto podemos criar mais grupos.

A parte de “rede” pode ser um pouco mais interessante, pois vemos em que condição está o servidor e os clientes ligados a ele e consoante o seu estado, podemos aplicar algumas acções, como ver as notificações, alterar o “power management” das máquinas ou comprar mais licenças (CAL).

Temos em seguida um tab de shares e websites. No primeiro sub tab, podemos configurar shares e mais interessante, podemos redireccionar os perfis dos utilizadores (Roaming profiles) de uma forma simples. Além disso podemos criar nesta consola shares “normais”.

Na parte de websites, temos configurações simples para cada website. Nada do outro mundo.

Na tab seguinte, a principal funcionalidade é de criar backups, o que é algo muitas vezes descurado, mas muito importante e gosto de ver que a Microsoft colocou este ponto em destaque.

Criar um backup do servidor é extremamente simples, pois é feito a partir de um wizard. A primeira janela é a indicação onde queremos colocar o backup, que no meu caso é no segundo disco.

Damos uma “label” ao local de destino, para melhor sabermos o que é cada backups, caso tenhamos vários.

E escolhemos que partições queremos fazer backup, o que neste caso é simples, pois é a área reservada de sistema e a partição onde está instalado o sistema operativo e todos os outros programas incluídos.

Escolhe-se a periodicidade dos backups, que depende de caso para caso.

E ele dá o aviso que a drive de destino será formatada e que se perderá todos os dados que lá estiverem. Por isso é preciso ter em atenção onde se colocam os backups.

E está feito. Temos assim um backup criado do sistema a ser feito duas vezes por dia. Muito simples, prático e intuitivo.

Esta tab de reporting é algo que dá valor a esta consola, pois penso que não está disponível noutro local. Aqui podemos criar todo o tipo de reports para termos feedback de como é o comportamento do servidor, máquinas cliente e rede ao longo do tempo, para facilitar a administração, caso algo de errado apareça nos reports. Muito interessante esta parte da consola.

A última tab, está relacionado com a segurança tanto do servidor, como dos clientes e email, vírus, spam, spyware e firewall. O status destes parâmetros é-nos dado nesta parte da consola.

Podemos ver mais ao detalhe, todos os pormenores relacionados com segurança.

Incluo estes três printscreens para dizer que o servidor não se limita à consola do SBS2011 e muitas das coisas feitas naquela consola, podem ser feitas na consola de administração do próprio programa e que muitos programas não estão incluídos na consola do SBS2011.

Página anterior 1 2 3 4Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo