Artigos

Pixlr – edição de imagem online

Tenho andado nos últimos tempos numa odisseia em busca de aplicações web que possam substituir as aplicações tradicionais. Creio que é uma tendência crescente termos cada vez menos ficheiros guardados e programas instalados nos nossos computadores, servindo estes apenas de plataforma física para a grande plataforma virtual que é a Internet.

O serviço que vos dou hoje a conhecer é o Pixlr, um editor de imagens na Internet, que funciona sem necessidade de instalar o que quer que seja no computador. É completamente gratuito e não requer a criação de uma conta de utilizador para ser utilizado.

A interface é similar às aplicações de edição de imagem tradicionais: à esquerda temos as ferramentas básicas, ao centro a tela e à direita três painéis. Eu arriscaria mesmo a dizer que a interface é abusivamente semelhante à do Photoshop da Adobe. Da minha parte, os meus olhos agradeceram o que viram. Adianto ainda que estão disponíveis um total de 24 línguas, incluindo português do Brasil. Outro aspecto interessante é poder-se usar teclas de atalho, indispensáveis para muitos.

O Pixlr

Eis o menu inicial, que permite criar uma nova imagem ou abrir uma a partir da web (por exemplo, directamente do Flickr) ou do computador. Escolhi criar uma nova imagem.

Abaixo pode ver a ferramenta de texto, que me surpreendeu  por permitir que usemos os tipos de letra que temos no nosso computador, não limitando assim a escolha.

Os atributos da layer de texto anteriormente criada.

Os pincéis; o Pixlr oferece muitos mais pincéis, basta adiciona-los pressionando o botão MORE.

Depois de brincar um pouco…

Os filtros, impressionantes para uma ferramenta gratuita e online.

Guardar o trabalho…

E finalmente, o resultado.

Considerações finais

Fiquei surpreendido com a qualidade desta aplicação: é impressionante o que esta permite fazer e de forma tão simples. O Pixlr leva-me a crer que, um dia, tudo o que precisaremos se encontra na web. Para um amador como eu, o Pixlr cumpre absolutamente o seu papel de editor de imagens, contudo, a sua utilização para uso profissional levanta-me dúvidas.

Muitos pincéis, as ferramentas essenciais que um editor de imagem deve ter, layers e a possibilidade de usar os nossos próprios tipos de letra, tem tudo o que necessita, ou pelo menos quase, para retocar as suas imagens, sem gastar um cêntimo e sem instalar um único megabyte de software adicional no seu computador.

Pixlr

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo