AnálisesDestaque

ASRock X58 Extreme3

Particularidades

A vantagem desta board sobre algumas outras é conseguirem simultanemanete correr à velocidade máxima a PCI-E da placa gráfica, SATA3 e USB 3.0. É esse o significado do logotipo.

É frequente ver o Northbridge e os Mosfets a serem apenas arrefecidos passivamente ou a aproveitarem algum do ar do cooler do processador para o efeito. A ASRock achou que neste caso isso não era suficiente pelo que colocou uma ventoinha a arrefecer activamente o sistema de refrigeração do Northbridge e Mosfets.

Algo que é cada vez mais comum nas boards é a facilidade de utilização das mesmas dentro ou fora da caixa. Todos já passamos pela experiência de ligar uma board com a chave de fendas. Neste caso se não tiverem a motherboard dentro de uma caixa podem ligar a mesma através dos botões que tem ou caso tenham a mesma montada, não necessitam de abrir a tampa para fazer um clr CMOS. Podem fazer no painel traseiro.

Basicamente suporta todas as configurações que se possa pedir. ATI CrossFireX e Quad CrossFireX do lado da ATI e para as gráficas da Nvidia, SLI e Quad SLI.

Permite configurar via OC Tuner ou pela BIOS a velocidade das ventoinhas de 1 a 10.

Como já foi referido anteriormente a ASRock inclui nesta motherboard as furações para que os coolers para socket 775 possam ser usados sem qualquer adaptador. Na altura da saida deste socket a Intel foi bastante criticada por mudar as especificações a nível da fixação á motherboard porque como é facilmente visível não havia necessidade. Na altura todos os utilizadores que quiseram manter o cooler tiveram que comprar pelo menos o adaptador. Não é o caso aqui.

T~em á disposição duas portas USB 3.0 o que garante que estão preparados para esta norma. Começam a aparecer cada vez mais dispositivos e se têm dúvidas quanto á sua vantagem sobre a norma USB 2.0 o gráfico abaixo dá uma boa ideia das diferenças.

Desde que tenham o cabo USB do carregador do iPhone ou iPad antes de desligarem o PC podem, mesmo com o computador desligado carregar o vosso iPhone ou iPad.

EuP, é o acrónimo de EnergyUsing Product, e é uma disposição regulamentada pela União Europeiapara definir o consumo de energia para um sistema completo. Com agrande quantidade, o uso popular dos produtos eléctricos e o aumentodas categorias de produtos eléctricos e electrónicos nos próximos 20 a30 anos. União Europeia decidiu estabelecer uma estratégia eficaz pararesolver o problema do consumo de energia. Isto é, de acordo com a EuP,o produto que consome energia, não deve consumir mais do que 1W em stand-by.

Esta board suporta Blu-ray Audio permitindo usufruir com o software compatível som a 24-bit/192 kHz. Equipamentos que não suportem baixam a especificação do som para 16-bit/48kHz.


OC DNA: a característica OC DNA é um utilitário que nos permite guardar e trocar os settings da bios com outros utilizadores desta board, esta caraterística se bem aproveitada pode ser uma excelente maneira de partilhar conhecimentos.

Possibilidade de ter o Windows a fazer boot numa fracção do tempo que demoraria. As instruções detalhadas podem ser encontradas aqui.

É uma forma muito simples de fazer update à BIOS. Basta colocar a BIOS numa pen USB e arrancar através da mesma. Se carregarem na tecla F6 imediatamente vai aparecer a BIOS e basta carregarem no Enter para instalar a nova BIOS. Nunca é demais lembrar para terem sempre em atenção que a BIOS que estão a instalar é específica para a motherboard em questão. Evitam-se muitos problemas com este simples passo.


Power eSATA: melhora o standard eSATA tradicional com uma nova característica, ou seja, a própria porta eSATA alimenta o dispositivo, em tudo similar ao que acontece com as portas USB. Esta função torna os dispositivos eSATA muito mais convenientes sem sacrificar nenhuma das suas vantagens de alto rendimento.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo