Notícias

AMD Bulldozer e Bobcat

A AMD anunciou hoje mais alguns pormenores sobre os futuros Bulldozer e Bobcat. O primeiro para desktop e servidores com ênfase na escabilidade e performance e o segundo para dispositivos de baixo consumo e tamanho.

Estes anúncios sabem sempre a pouco. Apenas se falou da tecnologia em si sem números. Nem em termos de velocidade nem em termos de performance que se pode esperar.
Em termos tecnológicos parece interessante mas sem números e com o lançamento apenas em 2011 muita coisa pode acontecer.

As duas plataformas anunciadas. Bulldozer claramente para Performance e o Bobcat para dispositivos pequenos de baixo consumo. Não ficou claro se poderemos ver o Bobcat a entrar no mercado de tablets, dispositivos para televisão (Google TV…) ou outros.

Arquitectura do Bulldozer. Construido a 32 nanómetros partilha componentes entre os dois cores. Como já disse anteriormente faltam números para sustentar a performance que se pode esperar comparado com a Intel.

Formas de suportar diferentes threads. A AMD escolheu outra via.

No papel parece ser melhor que o HT mas será que é mesmo?

Explicação mais pormenorizadas da opção da AMD. POdemos ver os componentes dedicados e partilhados. Os objectivos são simples. Reduzir o consumo e o espaço do chip e aumentar a performance e a possibilidade de escabilidade.

Em sumário, o Bulldozer:
– É o novo processador topo de gama completamente redesenhado.
– Estará disponível em 2011.
– Segundo testes internos da AMD para o mesmo consumo a AMD disponibiliza mais 33% de cores que no Magny-Cours. É frequente haver números comparativos com a Intel no caso dos processadores ou com a nVidia quando a apresentação é sobre a ATI mas não foi o caso.

1 2 3Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo