ArtigosDestaque

IPFire 2.9

Conclusão

Este artigo teve como objectivo demonstrar que, com uma máquina pouco poderosa, podemos ter um servidor com vários serviços essenciais, a utilizar uma distribuição de Linux.

Outras distribuições de Linux existem para o mesmo efeito e mesmo de BSD, ou podemos mesmo ter os mesmos serviços, configurando de raíz um servidor e controlando os serviços pela consola de texto. As opções são inúmeras e não é meu objectivo com este artigo dizer que o IPFire é o melhor ou o mais completo. É apenas mais uma solução, que acho de acesso médio e que gostei do que nos apresenta.
Claro que muitos vão discordar da escolha, por acreditarem que há distribuições melhores, ou mais completas (e neste ponto, eu não discuto, pois sei que há).
No entanto esta é uma boa solução para pessoas, com vários computadores em casa ou para pequenas empresas e é isso que quero demonstrar.
Muitas vezes anda-se com soluções piores de routers ou sharing de internet por Windows, quando uma máquina mais antiga pode fazer melhor e muito mais.
Dou o exemplo do add-ons, onde facilmente se podem adicionar serviços que não estão incluídos de base e que é uma forma excelente de dar o mínimo e permitir a quem administra de adicionar só o que precisa.

Espero que a mensagem, de como um Linux ou um BSD podem ser excelentes produtos para este nicho de mercado, tenha passado neste artigo, pois é isso que penso ser o mais importante e não se esta é a melhor escolha ou não de uma distribuição para este efeito.

Página anterior 1 2 3 4

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo