ArtigosDestaque

Windows Millennium – 10 anos depois

Utillização do Windows Millennium

E aqui temos a entrada do sistema operativo, ainda bastante feia, porque não instalei os drivers da Vmware. Aqui podemos passar credenciais de rede, mas quem não quiser usar, basta carregar no “Cancel”.

Ainda antes de aparecer o desktop, ainda temos que aguardar um pouco, para ele actualizar os settings. Começa a ser chata a instalação deste sistema operativo, porque em todo o lado há um wizard para atrasar as coisas.

Primeira grande surpresa. Ele detecta o router que tenho em casa. Isto deve-se de certeza ao suporte UPnP. Na verdade só o detecta e não configura nada a nível de rede, como vão ver mais à frente.

A instalação do VMware Tools e os seus drivers, que não tem nada que saber na plataforma Windows. É um daqueles programas “Next, Next, Next”.

E aqui temos, finalmente, o desktop do Windows Millennium em todo o seu brilho.

Em seguida tentei-me ligar à internet e pensei que pela descoberta do Router por UPnP e tê-lo colocado nos dispositivos de rede, que fosse directo à internet. No entanto ele abre mais um wizard a dizer que tenho que instalar um modem.

Cá está, a aplicação que me vai instalar o modem, apesar de não ter qualquer modem e me querer ligar pela rede. Eu sei que na altura se usavam modems, mas isto é um exagero.

Felizmente no ecrã seguinte, temos uma opção “Lan/Manual”, que carregando nele, nos livra de todo este setup.

E mais um wizard, para ver se quero mesmo usar a lan ou um modem ligado à linha telefónica. Claro que quero usar a lan.

Ainda nos pergunta se queremos configurar uma conta de email. No meu caso, não.

Finalmente internet, em que reparo que a página portuguesa do Msn, ainda é bem renderizada no Internet Explorer 5.5.

Na minha boa vontade, queria que o Millennium fizesse a melhor figura possível e por isso pensei que fazendo os updates daria uma oportunidade ao sistema operativo de fazer melhor figura.
Apesar do suporte do Windows Millennium ter acabado em 2006, o Windows Update ainda está funcional e por isso dirigi-me a ele via browser.
Pediu-me para instalar um ActiveX, o que achei perfeitamente normal, para poder fazer o scan à máquina.

Primeiro problema. Instala o ActiveX e rebenta com a Dll do Kernel, como podem ver na imagem. Isto não pode ser boa coisa. Como ele só avisa que o browser vai fechar, carreguei no “Close”.
O que fui fazer. Ao carregar no botão, “Blue screen”. Foi tão repentino e não estava à espera, que não consegui tirar um printscreen, mas de facto, apanho logo com um “Blue screen”. Isto não é mesmo nada bom para começar.

Depois do reboot, voltei ao Windows Update e parece que apesar do erro e “Blue screen”, ele instalou o ActiveX, visto que já tenho a opção fazer scan à máquina.

Fiz o scan à máquina e tinha mais que 30 updates, apesar de não poder escolher todos, pois alguns têm que ser instalado à parte. Até aqui, tudo bem.

Tudo muito bem, até ter carregado no “Install now”, pois logo a seguir tive novo “Blue screen”. O que consegui apanhar, foi a imagem depois de ele reiniciar a fazer “Scandisk” à partição. Comecei a ficar desanimado.

Voltei à carga com os updates, apesar de estranhar que agora só tinha 29 para instalar e não os 30 da altura antes do “Blue screen”. Que eu tivesse reparado, ele não tinha instalado nada.

Desta vez começou a fazer os downloads dos updates e acabou de fazer os downloads até ao fim.

A instalação dos updates estava a correr bem, até chegar ao “Q329115”. Simplesmente não saiu deste update. Fazer cancel não serviu de nada, pois ele ficou no mesmo sitio. Matar o processo via “CTRL+ALT+DEL”, também não serviu, porque ele não matou o processo. Conclusão, tive mesmo que efectuar um restart a meio dos updates.

De volta ao Windows e ao Internet Explorer, só que com um problema grande agora. Sempre que abria o Internet Explorer, ele bloqueava. Fiz várias tentativas de matar o processo e reiniciar a máquina, mas nada. O Internet Explorer estava morto.

Vários restarts e parecia não haver solução para o Internet Explorer.

Finalmente, depois de muitos restarts e mexer nas definições do IE, lá consegui ir novamente ao Windows Update, em que já só tinha 18 updates para fazer, mas quando os tentei aplicar, “Blue screen”. Comecei a desesperar.

O Internet Explorer voltou a deixar de funcionar e desta vez foi de vez. Não o consegui mais abrir, sem ele bloquear.

Matava o processo do Internet Explorer, aparecia-me outro processo que deixava de funcionar e assim por diante.

O pior foi quando reparei que não tinha o Explorador do Windows “Explorer.exe” e que sem isso pouco ou nada podia fazer. Tudo bloqueava a nível de programas e não tinha qualquer funcionalidade que funcionasse.
Foi a gota de água, ao fim de tantos erros, “Blue screen” e tentar reparar o Windows, desisti.
O Millennium estava com toda a certeza, morto.

Ficam apenas duas imagens do Portal e Fórum da Zwame, que ainda consegui abrir pelo meio dos problema que tive. Nem ficam assim tão mal no Internet Explorer 5.5.

Página anterior 1 2 3 4Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo