Notícias

TechDays 2010

Gestão da Produtividade

Sob o título acima assistimos à terceira conferência apresentada pelo Marcos Santos.
Apesar da Microsoft não gostar de lhe chamar apresentação do Office a verdade é que é centrada no Office sendo que mais do que nunca o Office emancipou-se do PC e acaba por ter duas melhorias que levam a isso:

– Faz mais coisas nativamente.
– Tem um “irmão” acessível na web.

Mas vejamos de forma rezumida algumas das coisas que já é possível perceber, apesar de ainda faltar a resposta para algumas questões.

Na imagem seguinte podemos ver as 3 mensagens mais importantes deste produto para a Microsoft.
Trannsmitir a ideia de uma melhoria na produtividade, poder sair da máquina de trabalho e continuar a trabalhar nos nossos documentos através da aplicação web e o novo Office Starter que vem basicamente substituir o Works mas com um twist actual.

A frase Disrupção construtiva foi também várias vezes utilizada, nomeadamente pela directora da Microsoft Portugal. Como podem ver o ecossistema Microsoft a funcionar e a ligação entre aplicações e produtos.

Plataforma de negócio unificada. Falta saber em detalhe o preço de uma solução destas na sua plenitude e se compensa para todos. Esta é para mim pessoalmente o grande desafio.

A velha questão de porquê tantas versões respondida com a tentativa de ter versões dirigidas aos vários alvos. Como veremos isto nunca será consensual.

Vantagem do Exchange no centro das organizações.

Melhorar a eficiência ou diria eu, em muitos casos infelizmente, mudar o paradigma das empresas. Colaboração.

Melhorias na colaboração dentro do Office. Possibilidade de comentários etc. Não é nada de novo.

O mesmo para as apresentações.

Editar vídeos sem sair do PowerPoint. Aquilo que referimos antes de fazer mais na mesma aplicação.

O Excel tb não se livra de melhorias como seria de esperar. Possibilidade de ter gráficos com uma intervenção mínima.

Vantagem da partilha e de utilização em qq lugar. Sem dúvida que é a aposta clara da Microsoft.

Uma das novidades principais. Office Web Apps.

Simplificação do licenciamento. O Office Starter será explicado a seguir.
Podem ver a novidade que é o PKC (Product Key Card). Basicamente os computadores novos virão com o office muito mais barato do que comprando a versão normal. As pessoas apenas terão que comprar o serial. A licença termina com aquele computador. Antevejo uma serie de problemas com isso. Pessoas em que o disco avaria, que apanham algum vírus e depois formatam novamente sem ter os cds de recuperação. Dar suporte a tanta gente não é fácil. Estes sistemas automatizados frequentemente são uma barreira para muitas pessoas. Espero estar enganado.
A questão que se levantou na discussão foi o Publisher ter desaparecido da versão Estudante quando o Publisher existia na versão anterior e parece que é leccionado na disciplina de TIC.
Pessoalmente agrada-me ver o OneNote em todas as versões.

A vantagem de ter as aplicações pré-carregadas para alguns merecerão as críticas de outros seguramente.

As várias opções.

A imagem explica o princípio do Starter. Vai ser greatuito mas apenas tem o Word e o Excel.
Vai ter anúncios que vão mudar de 45 em 45 segundos.

Na imagem seguinte podem ver o pormenor da versão do Word. Não é uma versão completa (podem ver apenas 4 tabs) e o anúncio encontra-se no canto inferior direito. Veremos quantos pixels tem de largeura e como ficará nos netbooks que tanto sucesso têm tido.

O foco nas PMEs.

O successo desta estratégia passa muito pelo SharePoint. A ideia de reduzir custos às empresas com ganhos em termos de colaboração é sempre a palavra de ordem. É altura para pegar na calculadora para fazer contas.

Todos os que tenham adquirido algum dos produtos abaixo na coluna da esquerda depois de 5 de Março podem fazer o upgrade para a nova versão greatuitamente.

Esta foi apenas a almostra da oportunidade que tivemos de seguir a TechDays 2010. Muitos assuntos abordados durante os 3 dias nem for am aqui colocados. Virtualizações, programação, experiências aos mais variados níveis são algumas das muitas coisas que estão acessíveis estes dias. A existência de tantas conferências, infelizmente algumas delas ao mesmo tempo acaba por ser injusto para o esforço que estou seguro, cada um dos oradores colocou na elaboração da sua apresentação. Espero que possa haver registo vídeo das mesmas e que possam ser vistas com calma, por um maior número de pessoas.

Mais uma vez agradecemos o convite em nome da nossa comunidade.

Página anterior 1 2 3 4

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo