AnálisesDestaque

Samsung QX510-S01

Exterior

O portátil vem numa caixa em tons de branco, muito simples e elegante. Só com a imagem e o nome. A caixa é bastante resistente.

Na parte de trás, a elegância mantém-se, mas em tons de cinzento.

Só num dos cantos, é que temos um autocolante, com as especificações gerais do portátil.

Dentro da caixa, tudo é muito simples. Temos o portátil bem protegido por todos os lados, os manuais e CDs na parte inferior e na parte superior, uma pequena caixa rectangular, que deve trazer o carregador. Tudo muito simples.

Abrimos a pequena caixa e temos o carregador, que tem dimensões bastante razoáveis.

A parte superior do portátil em cinzento metalizado, do alumínio. Aliás o portátil é quase todo construído em alumínio, o que é uma vantagem.

A parte inferior do portátil, com quatro grandes apoios em borracha, o resto em plástico e podemos ver também, na parte traseira, a saída de ar para refrigeração, que tendo em conta as especificações e o tamanho baixo em altura, surpreende por ser tão pequeno. Podemos ver também uma tampa única de fácil acesso, ao disco e à memória RAM.

E aqui temos o portátil aberto. A primeira reacção é “onde é que eu já vi isto”. Sem qualquer duvida, este portátil é inspirado nos portáteis da Apple, na sobriedade, teclado e touchpad.

E agora com ele ligado, onde arranca o mini setup do Windows, para escolher a linguagem, time zone, rede, teclado, etc. De referir que fiquei logo um pouco desiludido que a resolução do ecrã notar-se que é 1366 e não 1920, que num portátil destes, deveria ser a resolução colocada.

O teclado e o touchpad.

A nível do teclado podem logo reparar que é “chiclet” e tem um numpad, algo que não gosto, especialmente num portátil de 15.6 polegadas. Acho que as teclas ficam demasiadamente pequenas e uma pessoa tem que quase se encostar à esquerda para se habituar ao teclado, algo que mesmo assim não consegui. Tenho um familiar também com um portátil das mesmas dimensões e numpad e nunca me habituei a escrever nele. Já no emprego, tenho um 17 polegadas, sem numpad e é uma maravilha. Sei que é uma questão de gostos, mas preferia que o teclado fosse maior, mas sem numpad.

Já o touchpad é quase igual aos da Apple, mas francamente, não gostei do uso dele. Não tem botões “físicos”, que é o primeiro problema. Depois, na área sem botões, é demasiado sensível e nos botões, pouco sensível. Sei que alterando as definições do touchpad no Windows, podia chegar a um compromisso, mas por default não gostei mesmo nada.

Do lado esquerdo, temos uma Kensington lock, entrada de energia, placa de rede, saída VGA e depois temos uma tampa, que depois de aberta, contém uma saída HDMI e duas portas USB. Por fim a entrada e saída de audio. De referir que não gosto que as portas USB estejam tapadas por uma tampa. Elas deveriam ser as portas com mais fácil acesso, pelo constante uso.

Do lado direito, apenas uma porta USB e o DVD-Rw. Penso que já podia ter um leitor blu-ray, mas esta falha passa para muitas pessoas.

Na parte frontal e traseira, não temos qualquer porta.

Aqui podemos ver a saída de ar de refrigeração do portátil. Tendo em conta ter um gráfica bastante boa e um processador a condizer, surpreende mesmo pelo pequeno tamanho. No entanto em full load, com a gráfica e processador a 100%, ele faz o seu trabalho, apesar de ser um pouco barulhento. Em modo normal de trabalho é bastante silencioso.

O touchpad mais ao pormenor, que desgosto bastante. Se não estivesse neste artigo, as pessoas pensariam que seria de um Apple.

Na parte superior do teclado, temos três botões para o som, mute, mais e menos e um botão para o wireless, on e off. Temos também dois pequenos leds. Um para a actividade do disco, outro com a indicação de power.

Ainda por cima do teclado, mas do lado direito, temos apenas o botão de power, com um led azul à volta.

Nesta parte de cima, ficam também as colunas, que pelo pouco que testei, são de óptima qualidade.

O ecrã é de boa qualidade.

De referir que depois do mini setup do Windows, que demora uns 10 minutos, há outro setup da Samsung, completamente automático, de instalação de software.

Aqui podem ver ao detalhe este setup automático. Penso que ele demora por volta de 25 a 30 minutos, o que ainda é bastante tempo. Pelo menos, o utilizador não precisa de fazer nada.

O setup não dá grande feedback do que está a instalar, nem de quanto tempo falta. Tem apenas uma barra inferior, com a evolução do setup. No fim entramos directamente no desktop do Windows.

Por fim, uma comparação entre o Samsung (15,6 polegadas) e um portátil de 15,4 polegadas, um Toshiba L40. Apesar dos tamanhos no papel parecerem quase iguais, na prática, nota-se bem a diferença nas dimensões.

Página anterior 1 2 3 4 5Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo