AnálisesDestaque

Samsung QX510-S01

Software

Acedemos ao Windows e qual é a primeiro coisa que aparece, imediatamente? Um trial da Norton. Já começa a ser habitual. Para mim há dois tipos de software, o “útil” e o “crapware”. Coloco o Norton, que não seja enterprise, na parte de “crapware”. Até avisos de processos que usam bastante processador, ele nos chateia. Haja juízo.

Aqui temos o desktop por completo. O wallpaper e tema são bastante agradáveis e não existem muitos shortcuts no desktop.

Aqui podemos ter uma primeira visão do software instalado, que à primeira vista não parece ser muito.

As propriedades do computador, que penso que ele só vê 3.79 GB de RAM, devido a também usar a placa integrada, quando está em 2D. Dito isto, o sistema operativo é o Windows 7 Home Premium 64 bit.

A resolução é de 1366 por 768, o que é uma pena. Penso que merecia ser 1920.

O disco de 640 GB, está particionado em duas partições. A de sistema com 230GB, dos quais 30 GB estão ocupados e a segunda com 340 GB.

Infelizmente, está tudo colocado na drive de sistema, estando a outra vazia. Por uma questão de segurança e divisão, acho que o perfil dos utilizadores deveriam estar na drive D:.

A vista geral dos dispositivos no “Device Manager”.

A performance geral no Windows, onde tem boas pontuações, mesmo na gráfica, que é o pior resultado.

Os programas instalados no Windows, que não são assim tão poucos e alguns possivelmente desnecessários.

Os programas que estão em memória, que muitos deles são de dispositivos e por isso considero que são poucos, o que é sempre um bom sinal.

Este é o primeiro ícone no desktop, que contém uma apresentação multimédia, feita em Adobe Air, das principais características do portátil. A apresentação e animações estão muito bem feitas, mas é algo para se ver uma vez e por isso não sei se haveria necessidade de colocar no desktop.

Este é o ecrã de entrada da aplicação de suporte, com os links e informações principais.

A parte de “troubleshooting”, onde temos um ecrã principal, com os problemas mais comuns que podem estar a acontecer e informações de como conseguir suporte.

Uma secção de utilitários, grande parte deles do Windows, mas também da Norton e uma aplicação de bateria (que explico mais à frente) da Samsung.

Uma parte de updates de software e drivers da máquina, que no caso, não tinha nenhum update para fazer.

Este ecrã serve para podermos fazer backups e restores ao portátil, algo bastante importante.

Em seguida, no desktop, encontra-se um “user guide”, que não se limita a despejar texto e pareceu-me bastante interactivo.

Temos também um link para o troubleshooting guide, que está feito da mesma maneira que o guia para o utilizador.

Por fim, um link no desktop para uma página web, com um inquérito de satisfação, onde o utilizador pode dar o seu feedback.

Vem instalado o Office 2010, em que podemos usar a versão “Starter” ou comprar uma versão mais avançada.

A última versão do Cyberlink DVD suite, onde podemos fazer várias operações multimédia.

O Ciberlink YouCam, que podemos fazer efeitos com a câmara incorporada no portátil. É mais um gadget que outra coisa. Não muito útil.

Jogos é o que não falta, especialmente porque a Samsung decidiu instalar o Wild Tangent, que tenho ideia que há uns anos era quase considerado spyware. Acho que é mais uma coisa desnecessária.

O Control Center da Intel, que basicamente serve só para alterar algumas opções da gráfica integrada.

O Norton Internet Suite, que tem uma validade de 60 dias de utilização.  Está engraçado, mas odeio os programas “home use” da Norton. Acho-os completamente “crapware”.

Um programa de backups externos, para a internet, da Norton, em que podemos experimentar por 30 dias. Mais shareware.

O Skype vem instalado, que pode ser útil, mas numa versão já algo antiga. 4.2.

Passamos ao software proprietário da Samsung e começamos com uma solução de backup e restore, que nos pode ajudar consoante o sintoma que se está a ter.

Aqui está um programa algo estranho. Battery life extender. O que podemos fazer neste programa é obrigar que a bateria só carregue 80% em full charge, para aumentar a vida da bateria. Como o portátil anuncia uma boa longevidade com bateria, isto pode ser uma boa opção para quem não está muito tempo ligado ao portátil com a bateria.

A possibilidade de carregar dispositivos via USB, mesmo com o portátil desligado.

Uma aplicação para ajudar a partilhar conteúdos entre diversos computadores.

Uma aplicação com opções de atalhos para o monitor e som.

Outro programa para partilhar conteúdos e pelo que percebi, também programas entre dois computadores.

Uma aplicação muito útil, para ter vários perfis de configurações de rede, especialmente de wireless.

Um serviço que analisa o boot do computador e optimiza a sua velocidade.

Uma opção para melhorar a precisão das cores, especialmente quando se vê filmes.

Um Control Panel para alterar as opções de som, que por default, já é bastante bom.

Os diversos programas do Windows Live, que ainda não são a versão 2011, mas são actualizados, quando se faz os updates de sistema.

Por falar em updates, a imagem já não será muito recente, visto que temos 48 updates para fazer, que são ao todo 300 MB.

Uma imagem do CPU-Z e do GPU-Z, em que podemos verificar que o processador é um dual core, com HyperThreading e a gráfica da nVidia tem 96 shaders, o que é bastante bom, apesar do clock não muito elevado.

Depois de um restart, o serviço de optimização de boot entra em acção e demora apenas mais ou menos 10 minutos.

Por último, a Samsung adicionou apenas um gadget. O Gadget da Intel, para ver quando e a que velocidade, entra em acção o Turbo Mode.

Página anterior 1 2 3 4 5Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo